--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile

Funcionários do Correios de Fraiburgo estão em greve pela primeira vez na história

A greve teve início nesta semana em todo o país 

 

Funcionários dos Correios de Fraiburgo e região, iniciaram, na nesta semana, uma greve nacional por tempo indeterminado. Segundo a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas dos Correios e Similares (Fentect), o estopim foi o corte de benefícios, que além da redução de salário, diminuiu em um ano, o acordo de contrato firmado no ano passado.

O acordo, estava previsto por contrato de dois anos, entretanto, não houve mais concordância; De acordo com a agência, um primeiro levantamento parcial apontou que 80% do efetivo segue trabalhando normalmente.

Causa da Greve e os motivos

 

Em entrevista ao repórter Paulo Rodrigo, Adelar Antunes de Lima, funcionário da agência, explica que os motivos principais são o corte de benefícios, como vale-alimentação e saúde, onde a redução de salário em 40% afeta diretamente o trabalho dos agentes na cidade.

A Fentect –  Federação Nacional dos Trabalhdores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares, divulgou que entre os benefícios suspensos com a decisão da empresa estão o vale alimentação; auxílio creche; adicional de risco de 30%; licença maternidade de 180 dias; indenização por morte; auxílio para filhos com necessidades especiais; pagamento de adicional noturno e horas extras, entre outros.

Na última sexta-feira (14), o plenário do STF iniciou julgamento virtual para analisar o mérito da questão. Por enquanto, o único voto foi justamente de Toffoli. Que ratificou sua posição favorável aos Correios. Há previsão de conclusão do julgamento pela Corte Suprema até esta sexta (21).

 

OUÇA O ÁUDIO

 

Primeira greve do Correios na história de Fraiburgo. Foto: Alan Moreira — Rádio Fraiburgo

 

Realidade do trabalho diário dos funcionários acende alerta nas condições de trabalho de todo o país

 

Segundo Cedemir Rodrigo Remus, também funcionário da agência, em agosto deste ano, foi realizado uma tentativa de acordo, entretanto, foi retirado cerca de 70 cláusulas, mantendo apenas 9, reduzindo o acordo de dois anos para apenas um.

A paralisação ocorre em todos os setores da área operacional da empresa (agentes de correios, carteiros, atendentes, operadores de triagem e transbordo e suporte).

As entregas que estão chegando na cidade, estão sendo entregues normalmente, entretanto, a demora de algumas entregas se deve a paralisação do Centro de Distribuição Correios – CDC.

 

OUÇA O ÁUDIO

 

Prazo para o fim da greve 

 

Adelar Antunes de Lima ainda explica que há expectativa da greve termine nesta sexta-feira, 21, caso o Supremo Tribunal Federal (STF) suspenda uma liminar que trata da validade do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

 

OUÇA O ÁUDIO

 

 

 

Informações adicionais para a imprensa: 
Departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Email: [email protected]
Telefone: 49 3246-2507

 

Últimas Notícias