--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Conheça um pouco da história da Libertadores da América

Com base no desejo de criar um torneio para reunir os clubes campeões de cada país da América do Sul, a tradicional competição teve sua origem no Congresso da CSF, realizado no Rio de Janeiro, em 1958. Mas, antes de ser oficializada, houve muito planejamento e projetos até que se chegasse à decisão final.

As partidas entre times de países diferentes começaram a ser realizadas, na América do Sul, no ano de 1900, por meio da Copa Competência, que reunia clubes de Buenos Aires e Rosário, na Argentina; e Montevidéu, no Uruguai.

Inicialmente, a competição foi tratada como Copa dos Campeões da América, mas, nos anos seguintes, foi decidido que a competição seria batizada de Libertadores da América. O nome foi escolhido em homenagem aos líderes dos movimentos de libertação da América hispânica e do Brasil, atuantes nos séculos XVIII e XIX. De lá para cá, a competição foi recebendo o acréscimo de outros nomes em consequência da inserção de patrocinadores no torneio. Confira os nomes recebidos pela Libertadores:

1960 a 1964: Copa Campeões da América

1965 a 1997: Copa Libertadores da América

1998 a 2007: Copa Toyota Libertadores

2008 a 2012: Copa Santander Libertadores

2013 a 2016: Copa Bridgestone Libertadores

2017: Conmebol Libertadores Bridgestone

A partir de 2018: Conmebol Libertadores

Os argentinos levam a vantagem como maiores vencedores da Libertadores. Eles têm 25 títulos. O Brasil é quem chega mais perto da Argentina, com 19 títulos. Em terceiro lugar, vem o Uruguai, com oito títulos.

Já entre equipes, o Independiente, da Argentina, é o grande campeão. Conhecido como Rei de Copas, ele faturou sete Libertadores. Logo atrás, vem o Boca Juniors, com seis taças. Entre os brasileiros, há um empate: São Paulo, Grêmio e Santos conquistaram três títulos cada um.

Últimas Notícias