A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) anunciou uma redução de 4,21% nas tarifas de água e esgoto, que passa a valer a partir das leituras realizadas em dezembro de 2025, refletindo nas contas com vencimento em janeiro de 2026. Os consumidores serão informados sobre o desconto nas faturas enviadas a partir de novembro.
De acordo com o governador Jorginho Mello, o reajuste negativo é resultado do bom desempenho financeiro da estatal. “Pela primeira vez na história, a empresa está tendo lucro e dinheiro em caixa, fazendo também o maior investimento em saneamento e abastecimento de água de Santa Catarina. Com a empresa tendo lucro e a conta ficando mais barata, o estado cresce sem aumentar imposto”, destacou.
A medida foi autorizada pelas agências reguladoras Aresc, Aris, Agir e Cisam-Sul.
Segundo o presidente da CASAN, Edson Moritz, o desconto reflete o reequilíbrio econômico-financeiro da companhia após o período em que os reajustes anuais foram suspensos pela pandemia, conforme a Lei Estadual nº 18.025/2020. “A estimativa era recuperar em 24 meses, mas com a reestruturação e ações de gestão, conseguimos aplicar esse desconto seis meses antes do previsto”, afirmou.
 
				
				
			 
								 
													 
								 
											


 
													 
													