--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Caçador e Lages receberão voos comerciais a partir de novembro

(foto: arquivo/Infraero)

A informação dos voos comerciais entre Caçador, no Meio-Oeste e Florianópolis, foi confirmada pela prefeitura e pela empresa Aeroplanum Consulting, que vai administrar esses voos. A divulgação das rotas aconteceu em um evento na Associação Comercial de Caçador (ACIC), na manhã desta terça-feira (26).

A companhia responsável por executar os voos é de São Paulo e tem metodologia de trabalho semelhante aos aplicativos de mobilidade. Para as rotas, a frota de uma empresa gaúcha será utilizada, como explica o diretor executivo da Aeroplanum, Geraldo Velasquez. “Nós temos um ‘pool’ formado entre operadores, o que garante a viabilidade desses voos. Na prática não tem muita diferença das companhias tradicionais”.

Entre as vantagens apresentadas para esses voos estão a redução dos custos aos consumidores e a opção de planos corporativos por assinatura. Nessa alternativa, as empresas podem escolher entre 20 a 100 voos por mês, com tickets válidos por 90 dias e com possibilidade de transferência de titularidade. “Comparado com a média das outras companhias que operam no Brasil, o nosso valor médio está abaixo do mercado e teremos tarifas promocionais para proporcionar essa experiência para toda a população”, comenta Geraldo.

Para o prefeito de Caçador, Alencar Mendes, essa é uma alternativa que pode alavancar a economia da cidade. “A presença de voos comerciais é o passo que a gente precisa para ampliar o desenvolvimento”. Atualmente para chegar na capital do estado, os moradores do Meio-Oeste tem duas alternativas: utilizar as rodovias estaduais e federais ou fazer a rota com aviões próprios.

O aeroporto de Caçador tem a uma das maiores pistas para pousos e decolagens de Santa Catarina, com 1,8 mil metros. Mesmo sem operações comerciais, a estrutura recebe cerca de 300 voos por mês e pode suportar aeronaves como boing 737, de 149 passageiros, desde que seja feita a ampliação da largura da pista. A expectativa até 2028 é que 10 mil pessoas utilizem os voos em caçador.

“Nossa meta para o próximo ano, é conectar Caçador com Navegantes e Joinville e transformar essa operação de três vezes por semana, para seis”, afirma Geraldo. O avião que será utilizado nessas rotas é um Cessna 208 Caravan, com capacidade para nove passageiros.

Nessa etapa inicial, a empresa começará a operar voos comerciais em Lages, também em Novembro. No próximo ano, a expectativa é operar também em Joaçaba e Criciúma.