Quando serei vacinado contra a Covid-19 em Santa Catarina?

A vacinação contra Covid-19 em Santa Catarina começou nesta segunda-feira (18). Com poucas doses, porém, o início da campanha foi restrito a alguns grupos específicos e motiva a dúvida: “afinal de contas, quando serei imunizado contra o coronavírus?”. 

O governo do Estado elaborou um plano de vacinação que enumera as fases e os grupos prioritários para receberem a vacina. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) considera quatro fases de imunização, mas a rapidez de aplicação da vacina depende da quantidade de doses a ser enviada a Santa Catarina pelo governo Federal.

No plano, a primeira fase considera 426.678 catarinenses. Estima-se, porém, que cerca de 68.121 pessoas serão vacinadas no Estado com a quantidade de doses recebidas na primeira leva de distribuição. Do total previsto pelo governo, 16% dos catarinenses da primeira fase serão vacinados.

A ordem de vacinação em SC

Fase 1 de vacinação

Trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e a população indígena serão vacinados, o que representa 426.678 pessoas.

Nesta segunda-feira (18), pouco mais de 144 mil doses chegaram ao Estado. Por isso, considerando as possíveis perdas técnicas e as duas doses necessárias, 68.121 catarinenses serão vacinados. Ao todo, 16% do grupo 1 será vacinado nesta primeira leva, seguindo esta ordem:

– Pessoas com mais de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (asilos e casas de repouso): 6.026

– População indígena: 7.710

– Trabalhadores da saúde: 54.385

​> Vacinas terão sistema de segurança reforçado em SC​

À medida em que o Estado receber mais doses, as demais pessoas do grupo 1 serão imunizadas, bem como os catarinenses das outras fases de vacinação.

Fase 2 de vacinação

844.644 pessoas de 60 a 74 anos serão imunizadas.

Fase 3 de vacinação

1.365.028 pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. Essas pessoas receberão a aplicação da vacina.

Fase 4 de vacinação

166.289 professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional serão vacinados.

Quem está fora desses grupos não tem previsão de receber a vacina contra a Covid-19 em SC, conforme Plano de Imunização.

Fonte: NSC

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×