--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Promotoria que atua na área criminal denunciou mais de 60 pessoas por organização criminosa em 2023

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

Em 2023, a 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Fraiburgo denunciou 64 pessoas, em cinco ações penais distintas, por organização criminosa, que é a associação de quatro ou mais pessoas para a prática de crimes. A maioria delas está presa preventivamente aguardando julgamento por delitos diversos, como tráfico de drogas, homicídios, torturas, ameaças, roubos, furtos, porte ilegal de armas e corrupção de menores.

A Promotora de Justiça Andréia Tonin diz que os resultados foram alcançados graças à atuação conjunta dos órgãos de combate ao crime. “É preciso enaltecer o trabalho realizado pelas forças de segurança e pelos setores de inteligência, afinal eles trouxeram informações que estão nos permitindo buscar a punição judicial pelos crimes”, avalia.

A denúncia mais recente foi oferecida nesta sexta-feira (15). A ação penal cita oito pessoas por promoverem a venda de cocaína em Monte Carlo, município de cerca de nove mil habitantes localizado a 27 quilômetros de Fraiburgo. Segundo consta nos autos, essa organização criminosa agia de forma hierarquizada e estruturalmente ordenada, dividindo tarefas, com o objetivo de obter, direta e indiretamente, vantagens ilícitas mediante a prática habitual de crimes.

“A maioria das organizações criminosas está ligada ao tráfico de drogas, e nesse contexto vários crimes são praticados na busca por controle e afirmação. Vemos, por exemplo, homicídios sendo cometidos por conta de dívidas. O recrutamento de adolescentes também é muito grande. É preciso dar uma resposta a sociedade, punindo severamente essas práticas”, conclui a Promotora de Justiça.

A Lei n. 12.850/2013 define “organização criminosa” e dispõe sobre a investigação, os meios de obtenção de prova, as infrações penais correlatas e o procedimento criminal a ser aplicado. De acordo com a lei, “considera-se organização criminosa a associação de quatro ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza”.

Últimas Notícias