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Procon de SC, percebe aumento que supera 300% nas reclamações de compras online

Com o aumento nas compras pela internet, aumentou também em SC, as reclamações no Procon do estado.

Nesse cenário de pandemia, o e-commerce ganhou força como opção de compra, pois o consumidor recebe o produto em casa, com o menor contato físico possível. Até mesmo quem tinha resistência, passou a dar uma chance à modalidade.

Dados coletados pelo ND Mais, mostram que, a aparente facilidade não impede os eventuais problemas. Só nos cinco primeiros meses de 2020, o Procon de Santa Catarina registrou um aumento de mais de 300% nos atendimentos relacionados a compras pela internet.

Até maio de 2019, o Procon/SC havia recebido pouco mais de três mil reclamações. Em 2020, já passam de 12 mil.

Despreparo das empresas

Para o diretor do Procon estadual, Tiago Silva, o aumento nas reclamações é uma prova de que os estabelecimentos não estavam preparados para a alta demanda de vendas de produtos e serviços online.

“É preciso planejamento antes de sair vendendo sem ter a real capacidade de entrega. Agora, não dá para o consumidor ficar esperando em vão pela boa vontade das empresas se adaptarem a este novo modelo de comércio para só depois realizarem a entrega das mercadorias e serviços”, afirmou o diretor.

Silva alerta também para o aumento de reclamações referentes a compras em empresas-fantasma. Segundo ele, muitos se aproveitam do período de pandemia e criam sites de compras falsos para aplicar golpes. Essas denúncias estão sendo encaminhadas à promotoria ou à Polícia Civil para investigação.

Reclamações mais frequentes

O Procon estadual revela que além das questões sobre demora ou não entrega do produto, problemas com cobrança e produtos com defeitos, os consumidores reclamaram também de problemas com contrato, pedido ou orçamento, serviço não fornecido, cancelamento da compra e entrega diferente da solicitada.

Em Florianópolis, os principais registros formalizados no Procon municipal se referem a produtos com defeito e ao tempo de entrega. As empresas justificam a demora pela falta de profissionais suficientes para atender a demanda. Além disso, também alegam demora por parte dos Correios.

Atendimento presencial suspenso na Capital

Com o atendimento presencial interrompido no Procon municipal de Florianópolis em função do isolamento social, problemas com compras online estão sendo registrados de forma virtual por meio do canal consumidor.gov.br.

Créditos: ND Mais e PROCON Estadual

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