Em parceria com o governo do Estado, a Celesc prevê concluir o quadriênio 2023-2026 com o investimento de R$ 187,2 milhões para modernizar e ampliar o sistema elétrico da Agência Regional de Videira (ARVID). Até o momento, R$ 132,2 milhões já foram executados, beneficiando mais de 100 mil consumidores, incluindo famílias, produtores rurais, granjas e frigoríficos que impulsionam a economia do Meio Oeste catarinense.
A regional atende uma extensão territorial de mais de 6.000 km², contando com cinco subestações e cerca de 6.000 km de redes de média tensão. Um desafio logístico importante é o relevo acidentado da região, que exige a manutenção de mais de 90 mil postes instalados. Entre os destaques dos investimentos está a conversão de mais de 80 quilômetros de redes monofásicas para trifásicas, iniciativa que leva mais segurança energética para o campo e propicia o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva regional.
Quando o assunto é a rede de alta tensão, os investimentos previstos na região somam R$ 106,2 milhões, dos quais aproximadamente R$ 50 milhões já foram aplicados. Em 2024, entrou em operação o 2º circuito da Linha de Distribuição Videira RB–Videira, ampliando o escoamento de energia para as áreas urbana e industrial.
Outro projeto estratégico é a linha Videira RB–Caçador Castelhano, que avançou em 2025 para interligar a regional ao sistema de transmissão de forma mais robusta. Já na média e baixa tensão, o valor investido de R$ 87 milhões superou o projetado inicialmente, reforçando o compromisso com a aceleração das obras.
O gerente da Agência Regional de Videira, Tiago Luiz Rambo, ressalta que os recursos aplicados têm impacto direto no dia a dia de quem produz. “A nossa região é movida por quem trabalha na terra e nas agroindústrias. Essas pessoas precisam de energia confiável para que a produção não pare. Os investimentos da Celesc chegam na tomada, no motor da granja e na câmara fria do frigorífico”, detalha.
“A Celesc tem como missão essencial garantir que Santa Catarina tenha a energia que precisa para crescer. Os investimentos que estamos realizando representam o compromisso concreto da nossa empresa com cada família, produtor rural e empresa instalada nessa região. A Celesc é uma empresa pública de Santa Catarina e existe para servir o catarinense”, afirma o presidente da Celesc, Edson Moritz.
O governo do Estado e a Celesc executam, no período de 2023 a 2026, o maior plano de investimentos da história da Companhia, com valor previsto superior a R$ 5 bilhões, voltado à ampliação da capacidade do sistema elétrico, ao fortalecimento da infraestrutura e ao desenvolvimento de todas as regiões de Santa Catarina.
Com informações da Assessoria Celesc


