--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Kleber Lúcio Gil integra quadro de instrutores de arbitragem da FCF

A Federação Catarinense de Futebol (FCF) conta com um experiente quadro de instrutores de arbitragem. O mais novo profissional a se integrar ao elenco é o árbitro assistente Kleber Lúcio Gil, que depois de uma carreira vitoriosa na qual atingiu o nível máximo integrando o quadro da FIFA, agora passa a contribuir no papel de instrutor.

Na pré-temporada da arbitragem, realizada em Blumenau, os instrutores catarinenses trabalham em colaboração com do Gerente Técnico VAR da CBF, Péricles Bassols. Ele foi árbitro desde 2000, CBF 2005 e FIFA 2010/16, primeiro VAR do Brasil em 2017, comentarista TNT 2019/20, Var Conmebol 2021 e FIFA VAR 2022.

O Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol (FCF) também fortalece nesta temporada o treinamento e a preparação dos analistas de desempenho de arbitragem como forma de aumentar a qualidade da arbitragem.

Nos últimos anos reuniões de trabalho são realizadas constantemente na qual o membro do Departamento de Arbitragem da FCF, Cantucho João Setúbal, repassa as últimas atualizações e orientações referentes a função. Constantemente a FCF promove encontros presenciais e on-line destinados a todos os profissionais de arbitragem do quadro da entidade. “A arbitragem está em constante evolução e precisamos estar sempre atualizados. O apoio do presidente Rubens Angelotti é fundamental para continuarmos os trabalhos dentro da nossa arbitragem”, sublinha o diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins. “Nossa intenção é oferecer o máximo de informações possíveis sobre a função, para que eles possam desempenhar bem o papel para que foram convocados e realizar análises adequadas”, destaca Martins.

Em 2023, o Departamento de Arbitragem da Federação Catarinense de Futebol foi responsável por 754 escalas, que atingiram um total de 3.464 designações (árbitros, assistentes, 4° árbitros e analistas de desempenho) em todas as competições, sendo que essas designações há repetições de designação de uma mesma pessoa. O expressivo número de escalas e designações atingiu 249 profissionais que integram o quadro catarinense de arbitragem.

As audiências públicas continuam sendo realizadas para apontar equipes de arbitragem escaladas para as principais competições de forma transparente.

Créditos – FCF

Últimas Notícias