BAIXAR APP's

Irani Labs B4B aproxima startups de clientes e amplia práticas de inovação aberta

A Irani, uma das principais indústrias de papel e embalagens sustentáveis do Brasil, ampliou o seu programa de Inovação aberta para atender desafios de seus clientes. Em edição especial do programa Irani Labs, o B4B (business for business), a companhia aproximou startups de seus clientes, em uma ação que envolveu mais de 100 empresas inovadoras na seleção – e estabeleceu conexões diretas com mais de 40 delas.

A essência do Irani Labs B4B é compartilhar conhecimento e promover experiências de inovação com startups pelo foco do cliente. O programa incluiu spin-off de práticas e metodologias avançadas de inovação, em parceria com a Numerik, olhando para necessidades de dois clientes da empresa que buscavam soluções que as ajudassem a vencer seus desafios estratégicos.

“Alcançamos uma notável conversão de mais de 40% entre as fases de busca e apresentação (scouting e pitch). O Irani Labs B4B não apenas demonstrou uma abordagem proativa em identificar oportunidades, mas também agregou valor a todos os envolvidos”, avalia o diretor de Diretor de Pessoas, Estratégia e Gestão da Irani, Fabiano Oliveira.

A proposta do Irani Labs B4B contou com a expertise já consolidada da companhia em inovação aberta. Após a seleção, um Pitch Day definiu quem avançaria para a fase de Prova de Conceito com cada cliente.

“Com ações como esta, reforçamos o olhar sobre os do cliente e não apenas a nossa relação direta com ele, no que chamamos de foco do cliente. Isso significa olhar o seu negócio de forma mais ampla, na tentativa de encontrarmos soluções para seus problemas de forma conjunta”, explica Oliveira.

 

Depois de finalizados os testes de soluções, se registrou 100% de continuidade nas relações entre clientes e startups “Este ciclo colaborativo demonstrou não apenas a eficácia do programa, mas o fortalecimento das parcerias estabelecidas”, ressalta Oliveira.

 

Além disso, o programa não se limita a atender somente às necessidades dos clientes, mas também promover o desenvolvimento e o crescimento das startups participantes. Em última análise, a Irani reforça sua posição como uma empresa inovadora, catalisadora de oportunidades e que fomenta parcerias de sucesso entre os clientes NobelPack e Antilhas e startups.

 

Bruno Baptista, diretor geral da Antilhas, lista diferentes ganhos com a participação no programa, entre as quais a experiência de trabalhar com provas conceito (POCs), uma das etapas da seleção. “É uma forma de testar as soluções em ambiente controlado e validar sua eficiência antes da implantação, o que nos permitiu trabalhar de forma inovadora e sem receio de explorar todas as possibilidades”, explica Baptista.

 

Beni Adler, diretor executivo da NobelPack ressalta que integrar a edição do Labs B4B trouxe à empresa uma visão bastante ampla em termos de metodologias inovadoras. “O programa nos desafiou a pensar fora da caixa e a buscar a excelência proporcionou a nós uma jornada de aprendizado cujos benefícios serão de grande valor para aproveitarmos no presente e no futuro”, ressalta Adler.

 

 

Conheça os desafios e as soluções apresentadas e vitoriosas:

 

  • Desafio NobelPack: treinamento de capacitação dos operadores

 

Startup selecionada: Arkmeds, com um Assistente Virtual projetado para auxiliar operadores e mantenedores com informações práticas e insights claros, facilitando a tomada de decisões em relação a problemas identificados, com possibilidade de compartilhar dados, promovendo a colaboração, e com opção de treinamentos em ambientes virtuais. Para tornar a experiência mais envolvente, a solução incorpora elementos de gamificação e engajamento, incentivando o compartilhamento de conhecimento por meio de likes e estabelecendo um sistema de recompensas colaborativo.

 

 

  • Desafio Antilhas: baixa assertividade do plano de demanda

 

Startup selecionada: a JamesTip ofereceu uma solução para ajudar empresas a gerenciar melhor suas compras, estoques e distribuição que evita que as empresas fiquem sem produtos ou tenham excesso de estoque. Além disso, a ferramenta prioriza fornecedores, planeja compras considerando o tempo de entrega e oferece uma visão detalhada dos estoques em dias e valores. Além disso, a plataforma analisa produtos em risco de ficar em falta, identifica excessos de estoque e observa o que os clientes estão comprando e prioriza o reabastecimento estratégico para atender a picos de vendas.

 

Sobre a Irani

 

Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papéis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, além de resinas naturais de pinus, breu e terebintina, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), Indaiatuba (SP) e Balneário Pinhal (RS), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.300 colaboradores.

Últimas Notícias