
Com 610 árvores frutíferas já plantadas, o pomar abriga uma grande diversidade de espécies — entre elas ameixas, amoras, cerejas, figos, romãs, laranjas, tangerinas, maçãs, caquis, pêssegos, uvas, marmelos e limoeiros. Ao todo, são 30 fileiras com 25 tipos de frutíferas, distribuídas em 5.700 m² de área plantada, somados a 6.000 m² de área comum e dois bosques integrados.
Idealizado pela Equipe de Gestão da Vila, o projeto nasceu com o propósito de estimular o sentimento comunitário, promovendo o consumo consciente, a educação ambiental e o contato direto com a natureza. A iniciativa envolveu 100% das crianças, adolescentes e professores das escolas locais, como a Escola Galeazzo Paganelli e o CMEI Pingo de Ouro, que participaram ativamente do plantio e aprenderam sobre o ciclo produtivo das árvores e a importância da adubação natural por meio da reciclagem de resíduos orgânicos domésticos.
De acordo com Mauro Pasqualon, Supervisor Patrimonial da Irani, essa é uma ação de pertencimento, sustentabilidade e educação ambiental. “O Pomar da Vila nasceu com o propósito de fortalecer o sentimento de comunidade, onde todos são donos e responsáveis. Queremos que as pessoas colham, aprendam e cuidem juntas desse espaço. É um laboratório vivo de sustentabilidade, onde as crianças, jovens e adultos podem ver na prática o valor de preservar e conviver em harmonia com o meio ambiente”, destaca.
Além do impacto ambiental, o pomar funciona como um laboratório natural de aprendizado. A cada fase — do preparo do solo à colheita — são realizadas atividades educativas com os moradores, reforçando a conexão entre sustentabilidade, ciência e cidadania.
Com apoio da Prefeitura de Vargem Bonita, o projeto é conduzido de forma colaborativa entre a Irani, escolas e voluntários da comunidade. O plano de manutenção prevê acompanhamento técnico contínuo, incluindo podas, adubações e manejo sustentável, garantindo a vitalidade do espaço e sua longevidade.
O Pomar Comunitário da Vila será inaugurado em novembro. Após a primeira colheita em março de 2026, a comunidade da Campina da Alegria e região poderá usufruir das frutas. “Esse projeto representa o olhar da Irani para o futuro, que é sobre cuidar, integrar e deixar um legado. É a demonstração prática de que sustentabilidade se faz com ação, com pessoas e propósito”, destaca Leandro Farina, gerente de Saúde, Segurança, Qualidade e Sustentabilidade da Irani.
Sobre a Irani
Fundada em 1941, a Irani Papel e Embalagem é hoje uma das líderes do setor de embalagens sustentáveis no Brasil. Controlada desde 1994 pelo Grupo Habitasul, tradicional grupo empresarial da região Sul do país, produz papeis para embalagens, chapas e caixas de papelão ondulado, assegurando o fornecimento de produtos de matéria-prima renovável com alta qualidade. Alinhada às boas práticas da economia circular, tem produção integrada às florestas próprias e utiliza energia autogerada. Conta com unidades produtivas localizadas em Vargem Bonita (SC), Santa Luzia (MG), e Indaiatuba (SP), além de responder pela gestão de florestas em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com escritórios em Porto Alegre (RS) e Joaçaba (SC), tem em seus quadros mais de 2.000 colaboradores.
Informações
ANK Reputation (Irani)
Lara Moeller: [email protected] | 51 992683088
Claudio Thomas: [email protected] | 48 99181-7044
São Paulo (SP) | R. Hungria, 620/14º andar | (11) 4118-4800
Porto Alegre (RS) | Av. Carlos Gomes, 700/1409 | (51) 3028-2880


