O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, por meio da unidade de Campos Novos, foi acionado por volta das 12h14 desta quinta-feira (12/02) para atender uma ocorrência de incêndio em vegetação no Distrito de Ibicuí, interior do município.
Ao chegar ao local, a guarnição constatou que as chamas atingiam uma área de reflorestamento e também uma faixa de mata de preservação permanente. Imediatamente foi iniciado o combate ao fogo com a utilização de kit pick-up para incêndio florestal, além do monitoramento contínuo da área afetada para evitar a propagação.
Durante a operação, os bombeiros foram novamente acionados para atender um segundo foco de incêndio, localizado a aproximadamente dois quilômetros de distância, desta vez em área de preservação pertencente ao Parque Estadual Rio Canoas. No local, o combate foi realizado com linha direta, uso de batedores, abafadores e bomba costal.
Somadas, as duas ocorrências resultaram em uma área queimada de aproximadamente 50 hectares. Para auxiliar nas operações e no monitoramento dos focos, foram empregados drones do parque estadual e da Polícia Militar Ambiental.
Ao todo, 21 bombeiros militares e comunitários atuaram na ocorrência. Também foram mobilizados integrantes do Grupo de Resposta a Desastres do 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Curitibanos, que permaneceram em prontidão, não sendo necessária a atuação direta. A operação contou ainda com o apoio de voluntários do parque e de três policiais militares ambientais.
Após cerca de nove horas de trabalho, com os focos extintos e a área estabilizada, as guarnições retornaram ao quartel, permanecendo em estado de prontidão.


