Homem surta em Capinzal e fica por 8 horas cercado pela policia

A guarnição da PM foi acionada, por volta das 21h, deste sábado 2, para atender a ocorrência onde a vítima de Lesão corporal leve – Dolosa, na qual uma mulher relatou que seu vizinho, totalmente transtornado, jogou uma pedra em direção dela e algumas crianças no pátio de sua casa, no bairro São Luiz em Capinzal.

Na chegada, a guarnição constatou que o homem estava na sacada de sua residência fazendo ameaças a pessoas na rua. Os policiais tendo conhecimento do autor tinha problema psicológico e que estava em surto psicótico, tentou realizar contato verbal com ele e não conseguiu. Após verificarem que ele além de estar em surto estava ingerindo bebida alcoólica, os policiais fizeram contato com a irmã dele que autorizou a entrada na residência.

Com auxílio do Corpo de Bombeiros, a PM abriu a porta de entrada da casa, momento que o homem investiu contra guarnição com uma cadeira, sendo efetuado um disparo da pistola elétrica incapacitante, que não o conteve. Em seguida, o homem pegou uma foice, vindo a investir contra os policiais, que recuaram e ele voltou para dentro da casa, vindo a se fechar.

Foi solicitado apoio a guarnição de Piratuba. Na chegada, foi tentando um novo contato com o autor, que novamente investiu com a foice contra a guarnição, sendo necessário efetuar dois disparos de munição de elastômero com a calibre 12 e após, mais 3 disparos.

Os disparos não foram suficientes para conter o agressor, que retornou para dentro de casa, se abrigando atrás da geladeira. Com isso, foi informado o Comando, é acionado o PPT de Herval d’ Oeste, para deslocar até o local. Na chegada do PPT, um novo um contato verbal ocorreu, mas o autor continuava agressivo, alterado, ingerindo bebida alcoólica e ameaçando os policiais.

Nesse momento então, foi utilizado equipamentos não letais, com granada explosiva indolor e uma fumígena, para tentar conter o agressor, já que o mesmo apresentava risco a guarnição e a sua própria integridade física. Ao realizar esse procedimento, o PPT procedeu com uma entrada tática, fez um disparo com jato direto, e também mais um disparo com a pistola elétrica incapacitante, o qual o autor foi atingido, porém não incapacitou, voltando o autor investir com a foice contra os policiais. Em seguida, ele correu para o banheiro e se trancou, ficando de posse da foice.

Os policiais colocaram na frente da porta do banheiro duas geladeiras para novamente tentar restabelecer um diálogo e uma possível colaboração do autor. Foi utilizado gás lacrimogêneo, e spargidor de pimenta para tentar que o autor saísse do banheiro, já que o mesmo começou a falar em suicídio, não tendo êxito.

Depois de algumas horas de tentativa, o autor concordou em entregar a foice e sair do banheiro. Nesse momento, o Corpo de Bombeiros de Capinzal fez o primeiro atendimento, e o conduziu para o Hospital Nossa Senhora das Dores. Ao todo, segundo a PM, se passaram cerca de 8h nessa ocorrência.

O autor ficou hospitalizado, devido ao seu estado de surto psicótico, para resguardar sua integridade física, foi realizado medicação na veia para o acalmá-lo e sedar.

Diante dos fatos a guarnição apreendeu a foice utilizada pelo homem, confeccionou o presente boletim de ocorrência, para demais providências cabíveis.

Fonte: Rádio Capinzal/Eder Luiz
Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias

×