--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Hemosc está em alerta com baixa nos estoques de sangue

O Hemosc (Centro de Hematologia e Hemoterapia) indicou, nesta terça-feira (20), uma situação de alerta para os estoques de sangue, com baixa de volume especialmente nos tipos A+, A-, O+ e O-.

Assim, a instituição reforça a necessidade de doações, que devem ser feitas com horário agendado.

A baixa se dá devido ao fato de que, mesmo com a pandemia, seguem ocorrendo as transfusões de sangue na instituição. Além das cirurgias de emergência, acidentes de trânsito, casos de violência urbana e afins têm afetado a demanda do Hemosc.

Somado a isso, a instituição apresenta uma baixa nas doações nas últimas semanas, o que ocorreu, provavelmente, em decorrência da alta de casos da Covid-19 entre fevereiro e março, o que também ocasionou restrições no Estado.

Vale ressaltar que os que os que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados ou contraíram o vírus ficam inaptos para a doação por 14 ou 30 dias, respectivamente.

“Isso implica na manutenção dos estoques em níveis adequados. Estamos vivendo um momento muito difícil no controle dos estoques sanguíneos. Uma única doação pode salvar várias vidas, por isso pedimos para que as pessoas procurem o Hemosc e doem sangue”, afirma a assessora técnica da instituição, Michelen Debiasi Ghedin.

No início de março o hemocentro já apontava uma redução de 50% no estoque de sangue, em nível de alerta somente para o sangue do tipo O+.

O agendamento das doações pode ser feito pelo site ou pelo telefone da instituição: (48) 3251-9700.

Os doadores devem estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos.

Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.

Fonte: ND

Últimas Notícias