A sessão ordinária desta terça-feira (16) foi interrompida para o lançamento, por parte do prefeito de Lages, Juliano Polese, e da realeza da 33ª Festa Nacional do Pinhão, que acontece de 2 a 11 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro.
“Estamos falando de uma história de 50 anos, que nasceu a partir da semente do pinhão de araucária. Com os nossos gaiteiros e a corte, convidamos a população catarinense a prestigiar mais uma edição de uma das maiores festas do país”, anunciou o prefeito Juliano Polese.
Os deputados serranos Marcius Machado (PL) e Lucas Neves (Podemos) enfatizaram o resgate da cultura da região e a rica gastronomia que caracterizam a festa. “A Festa do Pinhão agrega valor e aquece a economia de toda a serra catarinense”, afirmou Marcius.
“É o momento de celebrar a hospitalidade do povo lageano e da serra. A música nativista mostra o jeito de ser do serrano, o símbolo da cultura de nossa terra”, destacou Neves.
A realeza da festa é composta pela rainha, Mariane de Carvalho Vialli, 1ª princesa, Ana Maira Scos da Rosa de Olivieira, e 2ª princesa, Maria Getrudes Brusius.
A música e a dança campeiras tomaram conta do hall da Assembleia Legislativa, uma pequena demonstração dos festejos que vão aquecer a Praça João Costa, centro de Lages, nas próximas semanas.
Créditos – Agência AL