ESTUDANTES-ATLETAS DE SC IRÃO À GYMNASIADE NA FRANÇA

Uma das principais competições escolares do planeta será disputada em 2022 na região da Normandia, na França, entre 14 e 22 de maio. A Gymnasiade vai reunir cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. O Brasil terá 230 representantes, de 22 Unidades Federativas. É a maior delegação do país na história da competição, que pela primeira vez terá também esportes paralímpicos. O Time Brasil vai atuar em 20 modalidades.

Amparada por um Termo de Fomento de R$ 5,5 milhões do Ministério da Cidadania destinado à Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), a delegação embarca nesta quinta-feira (12.05) com destino à Europa. São 118 homens e 112 mulheres entre os atletas. Ao todo, a delegação terá 346 integrantes. O Brasil ficará sediado na cidade de Deauville, a 200 quilômetros de Paris.

33 catarinenses na delegação brasileira

Na delegação brasileira há 33 catarinenses  sendo 27 atletas-estudantes, seis treinadores e uma árbitra. Entre  os atletas, muitos foram campeões ou revelados em competições escolares promovidas pelo Governo de Santa Catarina por intermédio da Fesporte como Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) e Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc). Os catarinenses começaram a viajar nesta quarta-feira, 11, pela manhã, a partir de Florianópolis com destino a São Paulo onde ficam concentrados  até o dia 13, quando embarcam às 22h00:00 para a França em um voo fretado direto.

Os estudantes-atletas catarinenses competirão na França nas modalidades de atletismo, basquete 3×3, boxe, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, taekwodo, wrestling, atletismo paralímpico e natação paralímpica. Ganharam vaga após vencerem a seletiva nacional da Gymnasiade nas cidades de Aracajú e Macapá em março e na primeira quinzena de abril.

O Brasil competirá no atletismo (olímpico e paralímpico), badminton, basquete 3 x 3, boxe, dança esportiva (break dance), esgrima, ginástica artística, ginástica rítmica, judô (olímpico e paralímpico), natação (olímpica e paralímpica), orientação, rúgbi 7, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei de praia e wrestling.

Créditos – Fesporte

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on twitter
Share on whatsapp

Últimas Notícias

×