--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Estado de Santa Catarina é o 1º colocado em acesso à internet

Três em cada quatro brasileiros acessam a internet, o que equivale a 134 milhões de pessoas. Embora a quantidade de usuários e os serviços online utilizados tenham aumentado, ainda persistem diferenças de renda, gênero, raça e regiões.

As informações são da pesquisa TIC Domicílios 2019, mais importante levantamento sobre acesso a tecnologias da informação e comunicação, realizada pelo Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Conforme o estudo, 74% dos brasileiros acessaram a internet pelo menos uma vez nos últimos três meses. Outros 26% continuam desconectados. Se consideradas as pessoas que utilizam aplicativos que necessitam da conexão à internet (como Uber ou serviços de delivery de refeições), o percentual sobe para 79%. Há 10 anos, 41% da população estava nesta condição. Deste então, o crescimento se deu em média de 3,3% ao ano.

EM SANTA CATARINA

O percentual de lares com acesso à internet em Santa Catarina cresceu 10,4% em relação a 2016, atingindo 83,6% – ou seja, praticamente 4 em cada 5 casas do estado estão conectadas. Agora, SC ocupa a quinta posição no país, uma posição acima de 2016. O percentual no Brasil foi de 79,1% em 2018. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Tecnologia da Informação e Comunicação (PNAD Contínua TIC), divulgada nesta quarta, 29/04.

Santa Catarina liderou no acesso à internet pela televisão. Segundo a pesquisa, 35% dos domicílios do estado acessam a internet por smart TVs – o número é o maior entre todos os 27 estados do Brasil. O crescimento de 20,5% dos acessos via TV, entre 2016 e 2018, também foi o maior do Brasil e à frente, por exemplo, de Rio Grande do Sul (14,5%) e Paraná (11,4%). Em dois anos, Santa Catarina saltou da 4ª para a 1ª posição no país. No país, o percentual de casas que utilizam a TV para acesso à internet no Brasil em 2018 foi de 23,4%.

Já o telefone celular foi a principal forma de acesso nos domicílios catarinenses. Os smartphones são responsáveis pelo acesso à internet em 99,2% dos lares em SC, sendo a forma de acesso à internet com maior percentual de utilização, à frente de computador, tablet e televisão. O acesso via celular cresceu 3,1% entre 2016 e 2018, o segundo maior entre os 27 estados.

Créditos: Liliane Farias- Agencia Brasil

Últimas Notícias