Está aberto o prazo para quem precisa fazer o alistamento obrigatório no Exército Brasileiro. Esse cadastro pode ser feito também pela internet.
Para isso, basta que os jovens que completam 18 anos em 2020 e que têm Cadastro de Pessoa Física (CPF) acessem a página do Exército Brasileiro e preencham um formulário. Quem não tem CPF deve ir pessoalmente à junta de serviço militar portando documentos de identificação. Ao se alistar, o brasileiro convocado se inscreve para concorrer à seleção no quartel da Marinha, Exército ou Aeronáutica.
Se for chamado, ele recebe treinamento em uma destas três áreas, visando à defesa da Pátria. Após fazer o alistamento, o jovem deve consultar o cadastro no site para saber se foi dispensado ou encaminhado à seleção para servir algum dos quartéis. O serviço militar obrigatório tem a duração de um ano.
Se o alistado for dispensado ou cumprir o serviço militar obrigatório e decidir não seguir carreira militar, ele recebe um certificado digital que vale como documento oficial e pode ser impresso.
O alistamento é obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2020. Quem não se alistar, está sujeito a impedimentos para tirar passaporte, prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), tirar Carteira de Trabalho, ou trabalhar – seja em serviço público ou iniciativa privada.
Daiane Bittencourt secretária da junta do serviço militar de Fraiburgo, informa que o período de Alistamento Milita,r que já está aberto desde o início deste mês, vai até o último dia útil do mês de junho.
Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Rodrigo Mattos/ Flávio Furtado