--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Escolas da Rede Municipal de Videira começam a receber livros didáticos para 2026

Escolas da Rede Municipal de Videira começam a receber livros didáticos para 2026
(foto: divulgação/Prefeitura de Videira)

Os preparativos para o ano letivo 2026 estão avançados na Secretaria de Educação de Videira. As nove escolas da Rede Municipal já começaram a receber os livros didáticos e pedagógicos que atenderão do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. No total, o município está recebendo em torno de 24 mil livros do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que atenderão cerca de 3.900 estudantes videirenses que frequentam o ensino fundamental.

Utilizado por mais de 95% dos municípios catarinenses, incluindo a Rede Estadual de Ensino, os alunos videirenses terão acesso a materiais de excelência, elaborados e atualizados frequentemente por especialistas e aprovados pelo MEC. Além disso, a medida coloca o município em conformidade com a Nota Técnica 15/2025 do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) que recomenda aos gestores públicos a utilização prioritária do PNLD.

Para os professores, que escolheram e referendaram o uso do material em uma assembleia realizada no mês de setembro, os livros do PNLD oferecem recursos mais práticos, atualizados, intuitivos e altamente revisados, que representam um apoio pedagógico fundamental, auxiliando no planejamento, nas práticas em sala de aula e na avaliação da aprendizagem.

A coleção dos materiais atenderá disciplinas como matemática, história, geografia, ciências, língua estrangeira e artes, organizadas em livros para o estudante e manuais para o professor.

E os benefícios da adesão ao Programa, não param por aí. As escolas e Cemeis de Videira também voltarão a ter acesso gratuito a diversos programas do MEC, entre eles os livros literários e materiais de apoio para bibliotecas escolhidos por professores e gestores, o que não acontecia desde 2021. Para os Cemeis esses livros já chegaram e, nos próximos dias, cada uma das 20 creches receberão 90 livros de contação de histórias para o desenvolvimento dos pequenos.