--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Conselho Tutelar de Fraiburgo registra 168 atendimentos em setembro

Ilustração/Getty Images

O Conselho Tutelar de Fraiburgo registrou 168 atendimentos durante o mês de setembro. O balanço foi apresentado pela presidente do órgão, Daniela Ribeiro Schade.

Entre os principais registros estão frequência escolar, com 10 acompanhamentos; visitas e guarda, com 46 casos; acolhimento institucional, 1 ocorrência; e encaminhamentos para vagas escolares, saúde e outros órgãos públicos, totalizando 38 atendimentos. O Conselho também registrou 18 casos de negligência, 3 situações de rebeldia, 37 relatórios encaminhados a órgãos como o Ministério Público e a Delegacia, além de 1 caso de violência física e bullying e 10 relatórios a outros conselhos.

Segundo Daniela, o mês de setembro trouxe um dado positivo: não houve registros de abuso sexual. “Graças a Deus, não houve, e isso é uma boa notícia. Situações assim são muito difíceis de lidar, porque antes de sermos conselheiros, somos mães, pais e avós. É revoltante ver o sofrimento de uma criança”, desabafou.

A presidente reforçou ainda a importância da participação da comunidade na proteção infantil, destacando que qualquer pessoa pode e deve denunciar situações suspeitas de violência, negligência ou abuso. “Se você percebe uma mudança de comportamento em uma criança, não ignore. A denúncia não é fofoca — é um ato de proteção”, afirmou Daniela.

As denúncias podem ser feitas diretamente no Conselho Tutelar de Fraiburgo ou pelo Disque 100, canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos.

Daniela finalizou o balanço destacando que o combate à violência contra crianças e adolescentes é dever de todos os cidadãos. “Não é apenas o Conselho Tutelar que protege — é toda a sociedade. Cada denúncia pode salvar uma vida.”