CINCATARINA oferece solução voltada a análises de água subterrânea, superficial e de solo

Com o intuito de atender as demandas dos municípios, o Consórcio Interfederativo Santa Catarina – CINCATARINA realizou um processo licitatório para a realização de análises ambientais, buscando atender as exigências dos processos de licenciamento ambiental ou elaboração de estudos ambientais. Os trabalhos se concentram em coleta e análise de água e solo e estão sendo executados pela empresa Terranálises, vencedora do processo de licitação desenvolvido pelo Consórcio Público.

A primeira coleta de amostras de água superficial aconteceu no município de Fraiburgo, no Arroio Passo Novo e diz respeito a estudos de macrodrenagem que estão sendo realizados no município. Já as amostras de solo, foram coletadas no município de Catanduvas e se referem a análises ambientais visando o licenciamento do cemitério municipal junto ao Instituto do Meio Ambiente – IMA.

A solução integra o rol de serviços ofertados aos municípios consorciados, através das Licitações Compartilhadas e Planejamento de Cidades do Consórcio Público. Segundo o gerente de atuação governamental, Luiz Gustavo Pavelski, o serviço atendeu a uma grande demanda dos municípios. “Para os licenciamentos ambientais de cemitérios, aterros e outros serviços específicos é necessária uma avaliação de uma possível contaminação do lençol freático. Com o oferecimento deste serviço, é possível agilizar o processo, tanto de estudos ambientais quanto de licenciamento ambiental, uma vez que os municípios já possuem esse serviço licitado” apontou.

A engenheira ambiental do CINCATARINA, Raquel Gomes de Almeida, destaca os benefícios dessa solução. “Através dessas análises será possível realizar o monitoramento ambiental de forma contínua e sistemática, com o objetivo de acompanhar a evolução das variáveis ambientais, que podem ou não se alterar, em decorrência da operação de determinada atividade. Esse serviço ainda complementa as sondagens e construção de poços de monitoramento que também já são realizados pelo CINCATARINA para os municípios consorciados”.

Para saber mais sobre esse serviço ou efetuar a contratação entre em contato com o CINCATARINA, acessando o site www.cincatarina.sc.gov.br ou através do telefone 48 3380 1620

Fonte: Assessoria de Comunicação CINCATARINA

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×