Subiu de dois para seis o número de cidades em Santa Catarina em nível de alerta para risco de deslizamentos de terra por conta das chuvas registradas nos últimos dias, informou a Defesa Civil nesta sexta-feira (7).
Os estragos provocados pela chuva levaram as prefeituras de Garuva e Guaramirim, no Norte catarinense, e Ilhota, no Vale do Itajaí, a decretarem situação de emergência.
O boletim anterior da Defesa Civil, divulgado na tarde de quinta (6), incluía apenas Garuva e Ilhota em nível de alerta para deslizamentos. No novo comunicado, o nível de alerta se mantém para as duas cidades e se estende também a São Francisco do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú e Canelinha.
As seis cidades foram as que registraram os maiores volumes de chuva nos últimos três dias. Em Garuva, onde mais choveu, foram 453 milímetros em 72 horas. O índice é quase três vezes mais que os 161 milímetros esperados para o todo o mês de fevereiro. Já Ilhota, que aparece na sequência, registrou 208 milímetros no período.
Outras seis cidades estão em nível de atenção. O nível é considerado para as cidades de Araquari, Camboriú, Luiz Alves, Penha, Brusque e Guaramirim. Nesta última, 10 residências precisaram ser evacuadas por conta do risco de deslizamento de terra, segundo a Defesa Civil. No total, 16 cidades são monitoradas pelo órgão por conta de risco de deslizamento.
Fonte: NSC