--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

ÁRBITRA CATARINENSE É CONVOCADA PARA COPA DO MUNDO MASCULINA NO UZBEQUISTÃO.

A catarinense e árbitra FIFA, Anelize Meire Schulz, está convocada para a Copa do Mundo de Futsal Masculino. A informação foi divulgada pela entidade nessa terça-feira (02). A oficial é a única brasileira entre os 39 chamados em todo o mundo, e uma das duas mulheres da lista.

O Mundial será disputado entre os dias 14 de setembro e 06 de outubro, no Uzbequistão.

No top 10 dos melhores árbitros do mundo, Ane vai para o seu primeiro mundial entre masculino e feminino. “Em 2021 estava na pré-lista e participei do projeto, mas este vai ser o primeiro. Estar no mundial é a realização de um sonho”, enfatiza.

A árbitra também revelou como foi quando soube da convocação. “Quando recebi a notícia, passou um filme na cabeça, onde relembrei tudo que havia vivido na arbitragem, tanto momentos bons e ruins. Percebi que os momentos bons, me deram motivação para continuar, e os ruins me ensinaram a ser forte e resiliente”, afirma.

Natural de Jaraguá do Sul, Ane ingressou na arbitragem em 2008, quatro anos mais tarde, entrou no quadro da CBFS e desde 2018 leva o escudo da FIFA no peito. A árbitra revelou como surgiu o amor pela modalidade. “Fui atleta durante 10 anos em Blumenau. A paixão pelo futsal surgiu quando estudava na 5ª série e representava o colégio Homago em competições escolares. Quando encerrei minha carreira como atleta, acabei sentindo falta do meio esportivo e resolvi fazer um curso de arbitragem de Futsal para me reaproximar da modalidade”, relata.

A árbitra internacional contou um pouco sobre a trajetória na arbitragem até alcançar o quadro da FIFA. “Em 2008, fiz um curso de arbitragem promovido pela Liga Blumenauense de Futsal e passei a fazer parte do quadro de árbitros da LBFS. Em 2011 ingressei como arbitra na FCFS. Posteriormente indicada a CBFS e FIFA. O fato de ter encerrado cedo a carreira como atleta, me proporcionou construir uma carreira como arbitra internacional”, ressalta.

Ane comenta, que acredita que era para ser desta maneira sua carreira, e está muito feliz com os frutos que vêm colhendo.  “Hoje me sinto realizada representando o meu país atuando como árbitra de futsal. Gratidão a todos aqueles que de alguma forma e maneira contribuíram para a realização deste sonho”, finaliza.

Líder do ranking mundial, a Seleção Brasileira está no grupo “B” ao lado de Cuba, Croácia e Tailândia. O Brasil é maior campeão mundial com cinco Copas (1989, 1992, 1996, 2008 e 2012) e vai em busca do hexa.

A estreia da Amarelinha no mundial, será contra Cuba, dia 14 de setembro, às 17h30. Três dias depois, o adversário será a Croácia, às 20h. O Brasil encerra a fase de grupos diante da Tailândia, dia 20, às 17h30. O Uzbequistão tem um fuso horário de 8h à frente do horário de Brasília.

A FCFS parabeniza Anelize pela convocação e deseja toda felicidade e sucesso na Copa do Mundo. Que seja o primeiro de muitos outros chamados. É uma conquista da arbitragem brasileira e catarinense.

Créditos – Federação Catarinense de Futsal

Últimas Notícias