--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Apresentação de “Contestados” em Curitibanos traz uma história que precisa ser contada

Depois de viajar por nove cidades do Vale do Contestado, desde o dia 16 de maio, o espetáculo “Contestados” chega a Curitibanos para tratar de um dos conflitos mais sangrentos da história do Brasil e encerrar mais uma temporada do projeto. Serão dois dias de programação. No domingo (28), às 19h, ocorre a apresentação da peça teatral e uma roda de conversa com pesquisadora Simone Rocha. Na segunda (29), às 10h30min, a palestra “O Contestado na sala de aula”, com historiador, doutor em história, pesquisador e autor de livros sobre o Contestado, Paulo Pinheiro Machado. Esta é uma oportunidade para rememorar a história do povo caboclo, valorizar a identidade cultural local e impedir o esquecimento de tudo o que foi contestado durante quatro anos de conflito: terras, direitos e vidas.
Ocorrida entre 1912 e 1916, foi resultado da disputa de terras por Santa Catarina e Paraná no planalto entre os dois estados, numa região rica em erva-mate e por onde seria construída a estrada de ferro que ligaria o Rio Grande do Sul a São Paulo. O episódio opôs sertanejos e forças militares e, embora a quantidade de mortos seja imprecisa, estima-se entre 10 mil e 20 mil o número de pessoas que perderam a vida nos confrontos.
Pouco encontrada nos currículos escolares, mesmo com tamanha relevância para o país, a Guerra do Contestado é estudada por pesquisadores e artistas que se dedicam a eternizá-la. E neste contexto destaca-se o trabalho da Cia Mútua, fundada em 1993, em Joaçaba, e desde 2007 sediada em Itajaí. Estreado em março de 2019, “Contestados” é rico em informações obtidas pela equipe em visitas a locais relevantes, entrevistas com moradores e estudiosos, leituras especializadas e vídeos sobre o tema.
A história é contada pelas atrizes Laura Correa e Mônica Longo por meio de teatro de animação. Com entrada gratuita, a peça é indicada para públicos acima dos 12 anos de idade com até 200 espectadores, a fim de possibilitar melhor visualização dos bonecos e cenários. “Contestados” tem patrocínio de Weg, Celesc e SC Gás e realização do Ministério da Cultura e Governo Federal e está sendo apresentado em 10 cidades catarinenses até o dia 29 de maio.
CURITIBANOS 
Domingo, 28/05, às 19h
Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Apresentação “Contestados” + Roda de conversa com pesquisadora Simone Rocha
Segunda-feira, 29/05, às 10h30min
Auditório da Secretaria Municipal de Educação
Palestra “O Contestado na sala de aula”, com historiador Paulo Pinheiro Machado
Espetáculo “Contestados”
Cia Mútua (Itajaí/SC)
Duração: 55 minutos
Sinopse: Uma extensa área de terra. Milhares de pessoas envolvidas. Interesses econômicos internacionais. Questões religiosas. Interferência de forças do estado. Conflito armado. Mortes. Muitas mortes. Uma narrativa oficial. Lembranças que aos poucos são apagadas. Com elementos comuns a tantas tragédias, o Sul do Brasil foi palco de uma das mais dramáticas guerras que já aconteceram em solo brasileiro. Santa Catarina. Início do século XX. Uma história que precisa ser revisitada.
Palestra “O Contestado na sala de aula”
Ministrante: Professor Dr. Paulo Pinheiro Machado
Duração: 90 minutos
Sinopse: A conversa tem o propósito de fazer um panorama sobre a Guerra, analisando suas origens e os desdobramentos do conflito do Contestado para a comunidade estudantil.
Por Taina Borges – Assessoria de imprensa

Últimas Notícias