Mais perto de você!

Anda sem memória no celular ? Te ensinamos a liberar espaço

A equipe de jornalismo da Rádio Fraiburgo te ensina a salvar suas fotos nas ferramentas do Google

É horrível quando nós queremos tirar algumas fotos para registrar bons momentos, flagras ou até uma simples lembrança no nosso celular, e nisso, vem á tona aquela mensagem muito indelicada:

Seu celular não possuí memória suficiente ” 

O problema é simples, os novos smartphones contam com uma boa capacidade de armazenamento de arquivos,porém, é fácil ter todo o espaço de armazenamento consumido por milhares de arquivos que nem sempre têm relevância, como as fotos diárias de ” Bom Dia ” recebidas no seu Whatsapp.

Todas as fotos e vídeos ou mensagens enviadas do seu celular, para qualquer Whatsapp fica num arquivo de armazenamento, dentro do celular e sim, isso retira boa parte da sua memória interna.

Com o passar do tempo, armazenar vários arquivos recebidos em conversas de aplicativos, fotos e vídeos gravados pela câmera resulta na perda de memória do celular. por mais que você exclua do aplicativo, não apaga sem que você delete por si mesmo nas pastas da armazenamento do seu celular.

O ideal é fazer uma cópia de segurança dos arquivos importantes, salvá-la num diretório de armazenamento na nuvem, eliminar os arquivos desnecessários.

No entanto, essa é uma tarefa um pouco complicada, para quem não usa estes recursos que o próprio celular nos dá. A nossa dica da equipe da jornalismo da Rádio Fraiburgo, é que sim, você pode salvar suas fotos e arquivos nos dois aplicativos desenvolvidos pelo Google, o Google Drive e Google Photos e ainda poder utilizar um aplicativo de limpeza.

Google Photos

O Google Photos é um aplicativo que sincroniza a galeria do celular com o serviço de armazenamento em nuvem de fotos e vídeos.

Com ele é possível enviar arquivos de imagens de até 16 MP (megapixel) e vídeos em full HD. O aplicativo permite criar colagens, animações, organizar fotos — a função de pesquisa de arquivos utiliza o mesmo mecanismo de buscas do Google.

O Google Photos permite arquivar as imagens menos relevantes, mas que não podem ser apagas, deixando visíveis na tela principal, apenas as fotos mais importantes.


  1. Faça o download e instale o aplicativo;
  2. Abra o aplicativo e toque no menu lateral, depois na opção ‘Backup e sincronização’. A conta de e-mail vinculada ao serviço será a mesma associada à Google Play;
  3. Na opção ‘Tamanho do upload’ deixe marcada a opção ‘Alta qualidade’;
  4. Para economizar plano de dados da franquia de internet móvel, é recomendável marcar a opção de backup das fotos apenas quando o dispositivo estiver conectado na rede Wi-Fi.
    Esse método é o ideal para quem dispõe de uma franquia com uma quantidade reduzida de dados, mas tem o risco de não ter as fotos e vídeos salvos a tempo caso o aparelho seja perdido ou danificado.

Para os leitores que possuem um smartphone com pouca memória interna, o ideal é habilitar a opção ‘Liberar espaço no dispositivo’, pois usando esse recurso todas as fotos e vídeos serão apagados automaticamente da memória do aparelho depois que forem enviadas para o serviço na nuvem.

E vale salientar que todo o conteúdo enviado para o serviço de armazenamento na internet permanecerá visível na galeria do aplicativo.

Caso necessário, você mesmo pode entrar ou no PlayStore com celulares Android ou para quem usa Iphone, no Applestore fazer o download de alguns aplicativos de limpeza. 

São eles:

1 – Speed Booster (Acelerador)

2 – Clean Master

3 – CCleaner – Limpeza de Celular, Otimizador

Como usar Google Drive?

Existem duas formas principais de acessar seus arquivos no Drive: via sincronização na sua máquina (Windows e Mac, nativamente) ou através do cliente web. Para qualquer uma das duas, será necessário ter uma conta no Google.

Com uma Conta do Google, você tem 15 GB de armazenamento gratuito. Esse armazenamento é usado pelo Google Drive, Gmail e Google Fotos e você pode armazenar arquivos, salvar anexos de e-mail e fazer backup de fotos e vídeos. Se você quer mais de 15 GB.

Acessando via cliente web

Para acessar através do seu browser, basta ir em google.com/drive.

Os navegadores suportados são:

  • Chrome
  • Firefox
  • Safari
  • Microsoft Edge / Internet Explorer

Se você usa outros, como o Opera, ainda poderá ter acesso aos seus arquivos, mas algumas funções podem não ser executadas corretamente.

No Google Calendar, por exemplo, é possível consultar seus compromissos, mas não editar ou adicionar nada.

Nos aplicativos Docs, Spreadsheets e Slides, podem acontecer erros de visualização e quebras inesperadas nas páginas.

O modo de edição offline, que, apesar de limitado é bem útil, só funciona no Google Chrome.

Acessando via aplicativo

Para instalar o Google Drive, você pode logar na sua conta, clicar na engrenagem no canto superior direito, e selecionar a opção “Fazer o download do Drive”.

como usar o google drive

Você também pode ir a google.com/drive/download/ e baixar o executável de lá. Esta página também tem atalhos para os aplicativos móveis de Android e iOS.

Após este processo, você seleciona seus arquivos e faz um Upload no Google Drive.


Agora, você entra em upload de arquivos e seleciona todas suas fotos ou vídeos e documentos.

Lembrando que, após o upload de imagens, você pode deletar os arquivos originais do seu celular, liberando assim sua memória e quando sentir a necessidade de abri-los, entra no seu Google Drive e visualiza, ou apenas, refaz o download normalmente para seu celular.

Quais as vantagens do Google Drive?

Provavelmente a maior força do Google Drive está na sua baixíssima barreira de entrada.

Quer dizer, é muito fácil começar a usar o produto e se beneficiar dele. Leva poucos minutos para um usuário que está ali pela primeira vez entender a lógica geral das coisas e começar a fazer um bom uso.

Com preços que começam em zero reais, ele também uma alternativa muito econômica a outros pacotes como o Microsoft Office.

Mesmo em seus planos pagos, o armazenamento tem preço justo e sua capacidade de criareditar e colaborar em documentos online é simplesmente fantástica.

Outro ponto forte é que praticamente qualquer sistema operacional é suportado. Além de rodar tranquilo direto do seu browser, existem plugins para o Chrome e aplicativos para iOS e Android, assim como Windows e Mac.


Uma produção do Departamento de Jornalismo da Rádio Fraiburgo FM: Reportagens: Genauro Stefanski/Flávio Furtado/Rodrigo Mattos/Alan Moreira 

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×