Acadêmicos do curso de Medicina da UNIARP, integrantes do comitê local da Federação Internacional das Associações dos Estudantes de Medicina do Brasil (IFMSA), aplicaram nesta quinta-feira (09), uma ação do “Hospital do ursinho”, com alunos 2º ano do ensino fundamental da escola Esperança, do bairro Martello.
Trata-se de um projeto que visa melhorar a relação entre a criança e o médico, amenizando os malefícios da imagem punitiva associada a medicina. Em 2003, foi criado o projeto Teddy Bear Hospital (TBH) na Espanha pela IFMSA. É uma técnica de ludoterapia para crianças de 3-8 anos que mostra efeitos positivos na redução do medo e da ansiedade em casos de internação hospitalar.
Por meio da “ursoterapia”, o programa proporciona o contato das crianças com a realidade do trabalho dos profissionais da saúde e, a partir disso, por assimilação com o real, as crianças ressignificam a imagem do médico, reduzindo o medo e promovendo um melhor atendimento. Além disso, o TBH proporciona a humanização dos estudantes de medicina, já que eles possuem um contato direto com as crianças, aprimorando o ensinamento médico.
No total, 20 acadêmicos de Medicina, membros da IFMSA estavam presentes na ação: Aisha Zanella, Aliene Nardini, Aline Zablonsky, Ana Lourini , Bianca Guimarães, Bianca Vechani, Brenda ludwing, Gradziella Nardini, Isabela Lisboa, Jéssica Guzzo, Joanna Rocha, Julia Lara, Larissa Dias Oliveira, Maria Eduarda Gonçalves, Marielly Leticia dos Santos, Matheus Zanella, Mirielly dezen, Naiana Marques, Nicole Cadore, Roberta Ferron.