A Vigilância Epidemiológica do município de Xanxerê confirmou nesta quinta-feira (10), mais uma morte causada pela febre Chikungunya. A vítima é uma mulher de 76 anos, moradora do bairro Santos Dias, que estava internada no Hospital Regional São Paulo e faleceu no último dia 4 de abril.
De acordo com as autoridades de saúde, a paciente apresentou os primeiros sintomas da doença em 29 de março. O exame foi coletado no dia 3 de abril, e o resultado ainda está em análise laboratorial. Apesar da confirmação da morte por Chikungunya, os detalhes clínicos do agravamento do caso não foram divulgados.
Com este registro, Xanxerê contabiliza quatro óbitos causados pela doença em 2024, o que acende um alerta para o avanço da arbovirose no município. A Chikungunya é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue e do vírus Zika, e tem causado preocupação em diversas regiões do estado.
A Vigilância Epidemiológica reforça a importância da eliminação de focos do mosquito transmissor e orienta a população a procurar atendimento médico ao apresentar sintomas como febre alta, dores intensas nas articulações, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele e mal-estar geral.
As autoridades municipais devem reforçar as ações de combate ao mosquito nos próximos dias, incluindo visitas domiciliares, mutirões de limpeza e campanhas de conscientização.
Com informações Prefeitura de Xanxerê