O ano letivo de 2021 para os estudantes da rede estadual de ensino vai ter início em 18 de fevereiro e o encerramento está previsto para 17 de dezembro. O calendário foi divulgado nesta terça-feira (5) pela Secretaria de Estado da Educação.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, o plano é que a rede estadual inicie o ano letivo com aulas presenciais e que haja alternância dos grupos que frequentam a escola. A medida de rodízio entre as turmas tem o objetivo de atender os estudantes e manter o distanciamento social.
Alguns municípios catarinenses poderão ter o início do ano letivo em datas diferentes em função da situação da Covid-19 nas regiões.
No caso dos professores, o retorno às atividades em 2021 começa com a semana pedagógica, no período de 3 a 12 de fevereiro.
Alternância
Com a alternância de turmas, as atividades escolares serão divididas em dois momentos: o “Tempo escola” e o “Tempo casa”.
- “Tempo escola”: atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos.
- “Tempo casa”: podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais. Haverá orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.
Confira o calendário
- 25/01 a 2/02: Retorno das equipes gestoras técnicas e administrativas das unidades escolares para elaboração do Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon Edu) das escolas, necessário para que haja aulas presenciais durante a pandemia.
- 3 a 12/02: Reuniões de planejamento nas escolas e/ou formações regionais organizadas pelas Coordenadorias/Supervisões ou Secretaria de Estado da Educação
- 18/02: Início do Ano Letivo com os alunos
- 2/04: Sexta-feira da Paixão (feriado nacional)
- 17/04: Sábado letivo para as atividades relativas ao Dia da Família na Escola
- 21/04: Tiradentes (feriado nacional)
- 3/06: Corpus Christi (feriado nacional)
- 21/07: Fim do primeiro semestre letivo
- 22/07 a 1/08: Recesso dos alunos
- 26/07 a 1/08: Recesso dos Professores
- 2/08: Início do segundo semestre
- 7/09: Proclamação da Independência (feriado Nacional). Poderão considerar dia letivo as unidades escolares que participarem das atividades cívicas.
- 12/10: Dia de Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional)
- 15/10: Dia do Professor
- 2/11: Dia de Finados (feriado nacional)
- 15/11: Proclamação da República (feriado nacional)
- 17/12/2021: Encerramento do ano letivo com alunos
- 20 a 22/12/2021: Realização de Conselhos de Classe e reunião de fechamento e avaliação
Tempo Escola e Tempo Casa
A organização das atividades escolares será dividida em dois momentos: o “Tempo Escola” e o “Tempo Casa”.
O Tempo Escola consiste no atendimento presencial na unidade escolar, com turmas subdivididas em grupos.
Já as atividades pedagógicas que compõem o Tempo Casa podem ser realizadas com ou sem a mediação por tecnologias digitais. Haverá orientação para que as escolas criem dinâmicas para que estudantes sem acesso possam, sempre que possível, integrar-se às atividades em espaços disponibilizados na escola.
Estado e municípios com inícios diferentes
A diretora de ensino da SED, Maria Tereza Paulo Hermes Cobra, salienta que a elaboração do calendário é uma ação fundamental da comunidade escolar realizada em parceria com as 36 Coordenadorias Regionais de Educação.
Alguns municípios catarinenses terão o início do ano letivo em datas diferentes ao da rede estadual em função do momento atípico provocado pela pandemia da Covid-19.
Créditos: G1 SC/ND MAIS/SECOM SC