--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Vigilância Sanitária de Fraiburgo promove barreira orientativa nos cemitérios municipais neste feriado de Finados

Dia de Finados ou Dia dos Mortos é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro, portanto hoje. Desde o século II, alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. A data se tornou marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. Na tradição da Igreja Católica, 1º de novembro é comemorado o Dia de Todos os Santos, quando se reza por aqueles que morreram em estado de graça, com os pecados perdoados. O dia seguinte foi considerado o mais apropriado para fazer orações por todos os demais falecidos, que precisam de ajuda para serem aceitos no céu.

É por isso que no dia 2 de novembro se celebra o dia de Finados. Este ano devido a pandemia da covid-19 as pessoas que se dirigirem aos cemitérios provavelmente irão se deparar com as chamadas barreiras orientativas. A iniciativa visa o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus, como explica Indaiara Viero Perazzoli, Diretora da Secretaria Municipal de Saúde de Fraiburgo.

 

Equipes da Vigilância Sanitária de Fraiburgo montam barreira orientativa com distribuição de álcool gel e máscaras para a população: Foto — Alan Moreira – Rádio Fraiburgo

 

 

OUÇA O ÁUDIO

 

 

Porém não é só com a covid-19 que temos que nos preocupar. A dengue é outra doença que mata e nesta época do ano leva preocupação as agendes de endemias. Para evitar criadouros do mosquito transmissor da doença, em especial nos cemitérios, é necessário tomar algumas medidas preventivas, como explica a enfermeira Karine Leôncio uma das responsáveis pelo setor de vigilância epidemiológica e do programa de combate à dengue no município de Fraiburgo.

 

OUÇA O ÁUDIO

 

Equipes da Vigilância Sanitária de Fraiburgo montam barreira orientativa com distribuição de álcool gel e máscaras para a população: Foto — Alan Moreira – Rádio Fraiburgo

 

Na manhã de hoje, o repórter Alan Moreira deu uma passadinha no cemitério municipal, onde deu uma conferida no movimento e verificou como está funcionando a barreira orientativa. Na oportunidade ele conversou com Osmar Gonçalves o Chico da vigilância sanitária, o qual falou sobre a forma que as equipes estão desenvolvendo o trabalho de orientação aos visitantes do campo santo.

 

OUÇA O ÁUDIO

 

 

Informações adicionais a imprensa:
Departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Email: [email protected]
Telefone: 49 3246-2507