No último sábado (10), Fraiburgo realizou o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com todas as unidades de saúde abertas para receber a população. Ao todo, 1.629 pessoas foram vacinadas durante a mobilização.
Apesar da adesão considerada expressiva, a Secretaria de Saúde do município alerta para o baixo comparecimento de grupos prioritários, especialmente crianças de até cinco anos e idosos, que ainda não alcançaram a cobertura vacinal esperada.
A campanha continua ativa até o dia 31 de maio, com vacinação disponível em todas as unidades de saúde, durante o horário normal de atendimento. A equipe de saúde reforça o apelo para que pais ou responsáveis levem as crianças pequenas, um dos públicos que mais preocupa neste momento pela baixa procura.
Diversas ações já foram realizadas para incentivar a imunização, incluindo vacinação em eventos como o “Dia da Família na Escola” e no próprio Dia D. Para ampliar ainda mais o alcance, a Secretaria de Saúde divulgará nos próximos dias um cronograma especial de vacinação nas creches municipais, com bilhetes informativos enviados nas agendas das crianças.
A vacina contra a influenza é trivalente, protegendo contra dois subtipos do vírus Influenza A, incluindo o H1N1, e um tipo do Influenza B. Ela faz parte do calendário nacional de vacinação para crianças até cinco anos, sendo obrigatória uma dose anual.
Para receber a vacina, basta comparecer a qualquer unidade de saúde com documento de identificação com foto. No caso das crianças, é necessário levar a caderneta de vacinação.
A Secretaria de Saúde reforça: vacinar é um ato de cuidado e prevenção, especialmente em um momento em que a imunização é essencial para proteger a população mais vulnerável.


