--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Urupema registra primeira temperatura negativa de 2025 em SC: -0,21°C

Reprodução: Antenor Arruda/Arquivo Pessoal

O frio chegou com força à Serra catarinense neste início de outono. Na manhã deste sábado (5), Urupema, uma das cidades mais geladas do Brasil, registrou a primeira temperatura negativa do ano em Santa Catarina: -0,21°C, por volta das 7h00. O dado foi confirmado pela Epagri/Ciram, órgão responsável pelo monitoramento meteorológico no estado.

Conhecida por suas paisagens geladas e pelo rigor climático, Urupema amanheceu coberta por uma fina camada de geada, que pôde ser vista sobre carros, gramados e plantações. O fenômeno encantou moradores e turistas que se aventuraram pelas ruas nas primeiras horas do dia para registrar o cenário típico de inverno.

Além de Urupema, outras cidades da Serra também registraram temperaturas baixas nas últimas horas. São Joaquim marcou 3,09°C durante a madrugada, enquanto Urubici registrou 3,83°C ainda na noite de sexta-feira (4).

Com 1.425 metros de altitude, Urupema é um verdadeiro símbolo do frio em Santa Catarina. Segundo a prefeitura, a cidade registra, em média, 50 geadas e cinco episódios de neve por ano. Localizada em uma área de 350,037 km² e com população de 2.656 habitantes, conforme o Censo 2022, o município atrai visitantes de todo o país em busca de experiências com temperaturas negativas e neve.

Durante o inverno, a cidade se transforma em um dos principais destinos turísticos da região. As pousadas e hotéis costumam ficar lotados, especialmente em datas com previsão de neve. O frio intenso, aliado à beleza natural da vegetação típica de altitude, contribui para consolidar Urupema como uma joia gelada no coração da Serra catarinense.

A Epagri/Ciram segue monitorando as condições do tempo e alerta que o frio deve continuar nos próximos dias, com possibilidade de novas geadas nas áreas mais elevadas do estado.

Com informações G1 SC e NSC

Últimas Notícias