Urgente, Presidente da Russia, Vladmir Putin faz reunião para discutir situação do Oriente Médio

 

Não existe vácuo de poder na geopolítica internacional. Numa visita à Turquia para participar inauguração de um gasoduto, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, terá um encontro nesta quarta-feira com o líder turco, Recep Tayyip Erdogan, em que eles devem discutir a situação do Oriente Médio e também uma maior colaboração entre os dois países.

A reunião entre os dois líderes acontece em meio ao aumento da tensão após o ataque americano que matou o general iraniano Qassem Soleimani no dia 3 de janeiro e a reação iraniana da noite de ontem, em que uma base americana foi atacada no Iraque.

Tanto a Rússia quanto a Turquia têm aumentado a sua presença militar no Oriente Médio, e os dois países têm se aproximado cada vez mais, especialmente depois do atrito entre a Turquia e os Estados Unidos, no ano passado, quando militares turcos atacaram grupos rebeldes na Síria que eram aliados dos americanos.

A aproximação entre a Turquia e a Rússia é mais uma amostra da crescente influência da Rússia no Oriente Médio. Aliada do regime de Bashar al-Assad, na Síria, a Rússia teve sucesso em derrotar os grupos rebeldes que buscavam derrubar o governo desde 2011. E sua campanha militar também foi fundamental para derrotar os combatentes do Estado Islâmico, que haviam tomado partes do Iraque e da Síria.

Fonte: Exame

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×