A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) terá uma nova liderança a partir da escolha feita nesta terça-feira (25). A professora Dra. Rosana Claudio Silva Ogoshi foi eleita reitora da instituição durante reunião do Conselho Curador da Fundação UNIARP, recebendo a maioria dos votos. A decisão representa um marco para a universidade, fortalecendo a presença feminina em cargos de gestão acadêmica.
Dra. Rosana integra o corpo docente da UNIARP desde 2017. Zootecnista, Mestre e Doutora em Nutrição e Produção Animal, com ênfase em Nutrição de Não Ruminantes, possui ampla experiência acadêmica em disciplinas do ensino médio e pós-médio, graduação e pós-graduação (Stricto Sensu e Lato Sensu). Também atuou como tutora em cursos de especialização.
Na instituição, acumulou diversas funções de liderança: coordenou o Fundo de Apoio à Pesquisa (FAP) em 2018; a pós-graduação Lato Sensu entre 2019 e 2020; o Mestrado em Desenvolvimento e Sociedade entre 2018 e 2022; e, em 2023, o curso de Medicina Veterinária. Atualmente, é professora permanente nos cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Sociedade (PPGDS) e ocupa a Coordenadoria de Pós-graduação, Pesquisa e Internacionalização.
Além da docência, participa de colegiados, núcleos docentes estruturantes e do Conselho Universitário. Desenvolve projetos de pesquisa voltados ao desenvolvimento da agricultura familiar, empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional. É membro do Comitê de Ética em Uso Animal, do Conselho Editorial da Editora UNIARP e do Comitê Científico Institucional. Atua como revisora de periódicos científicos e é editora-chefe da Revista Extensão em Foco.
Com a eleição, a UNIARP inicia um novo ciclo sob a condução da Dra. Rosana, que assume o compromisso de fortalecer o ensino, a pesquisa e a inovação, consolidando o papel da universidade no desenvolvimento regional.
Com as informações e imagens da UNIARP


