--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

Último dia de maio começa com recorde de temperaturas mínimas em Santa Catarina

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

O mês de maio terminou com temperaturas recordes no estado. A madrugada desta sexta-feira (31) de maio, teve temperaturas negativas na Serra catarinense, onde chegou-se à marca de -3,3°C por volta das 8h, em Bom Jardim da Serra, considerada a menor registrada neste ano em Santa Catarina.

“Segundo as estações meteorológicas oficiais, localizadas nos pontos mais altos da Serra catarinense, os municípios de Urupema e São Joaquim também registraram as mínimas por volta das 8h, Urupema -2,04°C e São Joaquim -0,15°C.  Com as  temperaturas próximas/abaixo de zero muitos municípios da Serra, Planalto Sul e Meio-Oeste amanheceram com formação de geada”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil do Estado.

Nesta sexta-feira (31), as temperaturas mínimas variaram entre -2°C e 7°C no Planalto Sul, de 1°C a 8°C no Meio-Oeste, 3°C a 8°C no Planalto Norte e de 5°C a 13°C nas demais regiões.

Figura 1: Temperaturas observadas pelo monitoramento da Defesa Civil a partir das 7h da manhã

O declínio das temperaturas no estado vem acontecendo devido a uma massa de ar seco que garante resfriamento noturno e reflete na formação de nevoeiros em várias regiões, sendo possível observar através dos tons azuis na composição da imagem de satélite do GOES-16.

Figura 2:Imagens do satélite GOES-16 às 4h20 da madrugada 

Em função das temperaturas mais baixas neste final da madrugada e início da manhã, o risco permanece baixo para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

Recomendações para a população:

  • Atenção com população mais vulnerável ( ex: idosos, crianças, enfermos e moradores de rua).
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias .
  • Procure se agasalhar bem e tomar bastante água.
  • Evite locais fechados e aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Por Rádio Secom com imagens de Marcelo Pereira/Rádio Nevasca.

Últimas Notícias