Apesar de ser uma doença conhecida há séculos, a tuberculose continua sendo um problema de saúde pública no Brasil e em muitos países do mundo. Ainda hoje, o país enfrenta uma epidemia silenciosa da doença, que pode ser grave, mas tem cura e tratamento gratuito pelo SUS.
A infectologista Helena Esper, em entrevista ao canal Dr. Ajuda, alerta para os principais sinais que devem acender o alerta para a tuberculose. Entre os sintomas mais comuns estão tosse persistente por mais de três semanas — que pode ser seca ou com catarro, e em estágios mais avançados, apresentar pus ou sangue —, cansaço excessivo, rouquidão e perda de peso sem causa aparente.
Outro ponto importante é a exposição ao bacilo causador da tuberculose. A doença é transmitida pelo ar, por meio de gotículas eliminadas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala em voz alta. A inalação dessas partículas pode provocar o que se chama de infecção tuberculosa, tornando a transmissão fácil, especialmente em ambientes fechados e mal ventilados.
“É fundamental observar se você teve contato com alguém com tosse crônica e procurar ajuda médica caso apresente sintomas”, orienta a especialista. O diagnóstico pode ser feito por médicos infectologistas, pneumologistas ou clínicos gerais.
A boa notícia é que a tuberculose tem cura e o tratamento é eficaz. Diante de qualquer suspeita, a recomendação é procurar atendimento o quanto antes.