--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile
Campanha Maio Laranja Mobile

Tremor de terra assusta moradores do Rio Grande do Sul

Moradores de pelo menos três bairros de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, foram surpreendidos por um tremor de terra na manhã desta segunda-feira (13). Município é um dos 447 afetados pelas inundações e deslizamentos causados pelas chuvas que assolam o estado gaúcho desde o início deste mês. Segundo a secretaria de meio ambiente, esses tremores estão relacionados à acomodação do solo após os deslizamentos que ocorreram na cidade, e “não tem poder para causar danos em construções sólidas”.

Bombeiros orientam a população a deixar as residências em casos de rachaduras. Devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o geólogo Caio Torques.

Tremor de terra em Caxias do Sul assusta em meio à tragédia e tempestades

Conforme o Observatório de Sismologia da Universidade de Brasília (UNB), houve três tremores na Serra Gaúcha. O primeiro, de 2,4 graus, à 1h48 em Bento Gonçalves; o segundo, às 2h58, em Caxias do Sul, de 2,3 graus; e o terceiro às 3h03, com a mesma intensidade, em Caxias, tremores sentidos por habitantes dos bairros Jardim América, Universitário, Madureira e Pio X.

No ano passado, duas ocorrências semelhantes ocorreram em Caxias do Sul, em julho (bairro Castelo) e novembro (Jardim América). Em 2008 e 2010 o Jardim América também teve tremores de terra. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o trecho próximo ao quilômetro 174, na BR-116, também em Caxias, está bloqueado. Uma das pilastras que sustenta a ponte sob o Rio Caí está cedendo e há rachaduras no pavimento.

Por SBT NEWS.

Últimas Notícias