A 17ª edição do Transcatarina vai movimentar 14 cidades entre os dias 7 e 12 de julho de 2025, com saída de Fraiburgo e chegada em Jaraguá do Sul. A SC Racing, organizadora do encontro off-road, aguarda cerca de 400 participantes, divididos nas categorias Turismo Adventure (01, 02 e 03), Passeio Radical (01, 02 e 03) e Expedição. Ao todo, o evento reúne amantes do off-road vindos de 10 estados e 120 cidades diferentes.
Todo esse comboio movimenta a economia das cidades anfitriãs, gerando consumo em hotéis, restaurantes, mercados, postos de combustíveis e no comércio em geral. Além de Fraiburgo — que será, mais uma vez, a sede principal do evento — também estão no roteiro os municípios de Taió, Rio do Sul, Itaiópolis, Rio do Campo, Curitibanos, Otacílio Costa, Rio Negrinho, Indaial, Presidente Getúlio, Doutor Pedrinho e Corupá. A chegada de todas as categorias será na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul.
“O principal objetivo do Transcatarina é impulsionar o turismo e apresentar as belezas naturais e os pontos turísticos do Estado. Neste ano, estamos trazendo diversas cidades diferentes para o roteiro do evento. Também seguimos fazendo nossas ações sociais com doações de alimentos, visitas às escolas e o Rally da Inclusão”, destaca o diretor-geral da SC Racing, Edson João da Costa.
Fraiburgo é a cidade anfitriã do Transcatarina desde a sua primeira edição e vai receber os participantes nos primeiros dias da programação. De acordo com a diretora de Turismo do município, Natália Mendes Latrechia, o evento já faz parte do calendário anual da cidade, movimenta a economia e ainda promove ações sociais no município.
“É sempre muito bom receber os jipeiros do Brasil inteiro. O fraiburguense adora ver esse movimento que o evento traz — essa alegria e energia boa que movimenta a nossa economia, o turismo e o lazer — além de impactar as pessoas do município por meio das ações sociais”, destaca.
14 cidades catarinenses receberão o evento
A expectativa para receber o Transcatarina se multiplica em todas as cidades do roteiro. Rio do Sul será destino das categorias Passeio Radical 01 e 02 e Adventure 03. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Rio do Sul, Giovane Honorato de Carvalho, o município tem uma forte cultura off-road.
“Aqui em Rio do Sul temos uma tradição muito forte de grupos de jipeiros, então é importante fazermos parte do roteiro do Transcatarina, que é um dos maiores eventos do segmento no Brasil. Somos um destino turístico com grande potencial e estamos à disposição para sediar outras edições do Transcatarina e receber novos eventos”, afirma Giovane.
A cidade de Otacílio Costa também se prepara para receber, pela segunda vez, uma edição de um dos maiores encontros off-road do país. A categoria Passeio Radical 03 movimentará o município no dia 10 de julho. Segundo o prefeito, Fabiano Baldessar de Souza, fazer parte do roteiro é motivo de orgulho para a cidade.
“Além de movimentar a economia local, com a presença de competidores, equipes e turistas, o evento também coloca Otacílio Costa em destaque no cenário estadual e nacional. Estamos preparando tudo com muito carinho para receber bem todos os participantes e visitantes. Acreditamos no potencial do esporte e do turismo como ferramentas de desenvolvimento, e o Transcatarina é uma oportunidade incrível para mostrar as belezas da nossa terra e a força da nossa gente”, afirma.
O evento é realizado pela SC Racing e conta com supervisão da Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc).
*Com informações da assessoria de imprensa