--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Tornado é registrado em Rio das Antas

Um tornado foi registrado no Meio Oeste Catarinense, no município de Rio das Antas. O fenômeno aconteceu no início da tarde desta terça-feira (28) e foram confirmados pelo meteorologista Leandro Puchalski.

O tornado foi registrado por moradores da localidade Salto Rio das Pedras, divisa de Rio das Antas com Videira. O vídeo da Ivanize Michels Gaio, mostra a força do vento. As informações do Portal RBV, foram compartilhadas com o meteorologista Leandro Puchalski.

O que é um tornado?

O tornado é um tipo de ciclone, ou seja, redemoinhos atmosféricos que giram em torno de um centro de baixa pressão atmosférica. Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, pois nesse período a atmosfera apresenta maior instabilidade. As informações são do Mundo Educação.

A palavra tornado é originária do termo espanhol tornada, que significa tempestade. O tornado apresenta dimensões e duração bem menores que a de um furacão. Porém, esse fenômeno é capaz de gerar grandes catástrofes, como por exemplo, destruição de casas.

Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.

Algumas regiões são mais propícias para a formação de tornados, pois apresentam aspectos favoráveis para a ocorrência desse fenômeno. Entre essas regiões podemos destacar a parte central dos Estados Unidos, e alguns países da América do Sul como o Uruguai, Argentina e o sul do Brasil.

Últimas Notícias