Santa Catarina é o estado com maior produção de maçãs do Brasil, são cerca de 2 mil produtores nas regiões de São Joaquim e Fraiburgo, com amplo destaque para as variedades: Gala e Fuji.
No período de safra, é comum que as empresas busquem em outros estados a mão-de-obra necessária para realização da atividade dentro do período previsto.
Fraiburgo, é o segundo maior produtor do estado, o município conhecido como “Terra da Maçã” tem cerca de 1.400 hectares de produção da fruta. Também é em terras fraiburguenses que está instalada a sede da ABPM (Associação Brasileira de Produtores de Maçã).
Moisés Lopes de Albuquerque, Diretor Executivo da associação, destaca que esta safra será menor que a do ano passado, de qualquer forma os volumes devem passar de 1 milhão de toneladas.
Para Fraiburgo, a colheita da maçã, também se tornou ao longo dos anos um grande atrativo turístico, já que pessoas das mais variadas regiões visitam a cidade para conhecer mais sobre a cultura.
Natália Latrechia, diretora de Turismo do município, comenta que durante a safra a expectativa é muito positiva para a vinda de turistas de todo o Brasil, movimentando e fomentando a economia local.
Fraiburgo traz na sua história o fato de ter sido o berço da produção comercial da fruta, criando uma identidade muito forte ligada a maçã, algo que segundo Natália, deve permanecer ao longo do tempo.
Vale lembrar que o consumo da maçã oferece vários benefícios para a saúde, especialmente se consumida in natura e com casca. A fruta é pouco calórica e repleta de nutrientes e vitaminas essenciais.
A nutricionista Fernanda Ghem, comenta alguns destes benefícios.
A maçã é a terceira fruta mais consumida em todo o mundo agradando diversos paladares, oferecendo benefícios para a saúde das pessoas e sendo importante economicamente para toda uma cadeia produtiva.
Departamento de Jornalismo Rádio Fraiburgo