--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
JUNHO VERMELHO 2024

BAIXAR APP's

TEM FRAIBURGUENSE FAZENDO BONITO LA FORA: Pai e filho de Tijucas transformam lixo em 397 cadeiras de rodas

SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2024
JUNHO VERMELHO 2024

Produtos apreendidos em fiscalizações, por situação irregular, são aproveitados na construção de cadeiras de rodas e muletas. A iniciativa, que tem ajudado pessoas com dificuldade de mobilidade, é realidade por meio de um Termo de Cooperação entre o Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina (Imetro-SC) e o Projeto Lixo Limpo, de Tijucas.

Desde a assinatura do Termo de Cooperação, em junho de 2022, cerca de 100 peças, entre cadeiras de rodas, de banho, muletas e andadores foram reformadas com ajuda dos materiais destinados pelo Imetro-SC. Os novos instrumentos são, posteriormente, doados para instituições e pessoas com necessidades especiais.

Neste mês, o Imetro-SC completou mais uma destinação com cerca de 12 mil itens entre climatizadores elétricos, pneus, balanças, brinquedos, cadeiras e copos plásticos. Todos, oriundos de apreensões por não estarem em conformidade com a legislação na qualidade de produtos ou na avaliação metrológica, sendo que o uso pode trazer riscos à população.

A presidente da Comissão de Destinação dos Produtos Apreendidos do Imetro-SC, Renata Santos da Silva, explica que as empresas responsáveis têm direito à ampla defesa e os itens só são destinados após o término do processo. Os produtos são parcialmente destruídos e destinados ao Projeto Lixo Limpo ou à empresa TR2-HPI-SC Ltda. A destinação é comprovada por meio de Ata assinada, fotos e vídeos.

Para Renata, a parceria com o Projeto Lixo Limpo tem um papel fundamental no incentivo à economia circular e o fortalecimento do papel social do Governo de Santa Catarina. “São produtos descartados por estarem irregulares. Desta forma temos uma contrapartida importante onde podemos contribuir com mais acessibilidade e conforto para quem mais precisa. Um resultado que realmente nos orgulha”, destaca Renata.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto ressalta o compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Aqui no Imetro não poderia ser diferente. Esta parceria com o Projeto Lixo Limpo é uma das ações que realizamos e nos traz satisfação em saber que os produtos inutilizados estão sendo destinados corretamente, e mais, cumprindo um papel social importante”, completa.

O grande propulsor do projeto de construção das cadeiras e muletas, tem apenas 16 anos, Fellipe Fantin. O presidente da Instituição Sabino Fantin e a esposa Salete Marcondes, pais de Fellipe, contam que a ideia nasceu há dois anos, quando o jovem comprou, uma cadeira de rodas e uma muleta para reformar. A velha cadeira e a muleta ganharam peças novas e com a reforma ficaram prontas para o uso novamente.

Aquela atitude, que enche os olhos do pai de orgulho até hoje, também foi a inspiração para a criação do projeto Lixo Limpo. Junto com a motivação do garoto, surgiu a vontade da família em ajudar o próximo. “Eu fui cadeirante por cinco anos e sei como é difícil a pessoa precisar de uma cadeira de rodas e não ter.

Atualmente o projeto é tocado pela família e o vice-presidente Mazinho Filho e conta com apoio de empresas e instituições. Sabino Fantin explica que os materiais são separados, onde cada tipo tem uma destinação específica. “Todo material é desmontado, separado e reciclado. Por exemplo, tem um material que recebemos do Imetro que se chama spinner, que vai nos brinquedos e é perigoso para crianças, mas o rolamento usamos na roda dianteira da cadeira. O mesmo acontece com as bicicletas que também recebemos do Imetro, elas não servem para o uso, mas as peças servem para a construção das cadeiras”, conta ele. “Mesma coisa são os pneus, que são de baixa qualidade, mas a borracha se transforma em material para ser feito asfalto. Então, tudo se aproveita”, completa.

“Já são 397 cadeiras de rodas que passaram pela mão do Fellipe, meu filho, e hoje estão na casa de alguém. E é reciclando que conseguimos fazer essas ações”, lembra Sabino.

 

Fonte/foto: Galeramix.com.br

Últimas Notícias