BAIXAR APP's

Solstício marca o início do verão

Ele chegou! Aos 27 minutos desta sexta-feira, 22 de dezembro, começou oficialmente o verão.  A estação perdura até o dia 20 de março.
Uma das quatro estações do ano, o verão sucede a primavera e antecede o outono. Suas principais características são as elevadas temperaturas e o aumento dos índices pluviométricos.
Uma curiosidade sobre o verão é que o primeiro dia dessa estação é chamado de solstício de verão, que significa em latim “sol parado”.
Vale lembrar que o verão só começa no hemisfério sul, no hemisfério norte, o inverno terá início. Para região Sul, a previsão indica maior probabilidade de chuva acima da média no sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas, são previstas chuvas irregulares, com totais podendo atingir valores próximos ou ligeiramente acima da climatologia.
De acordo com o Inmet, o verão é uma estação que tem grande importância para o país. “No Brasil, o verão é de extrema importância par ao setor da agropecuária, geração de energia por meio de hidrelétricas, reposição hídrica e manutenção do reservatórios de abastecimento de água em níveis satisfatórios”.
Por Lucas Oliveira.

Últimas Notícias