Após quase um mês fora do ar, o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) foi restabelecido em todo o país nesta semana. A interrupção foi causada por uma reformulação do sistema, que agora contará com uma plataforma única de conciliação de dados para garantir maior precisão e segurança nas informações.
Com o retorno, a Secretaria de Assistência Social de Fraiburgo orienta os cidadãos que precisam atualizar ou revalidar seus cadastros a comparecerem aos pontos de atendimento, que são: a própria Secretaria de Assistência Social e também o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro São Miguel. Importante destacar que, apesar de o sistema já estar em operação, ainda há instabilidades devido ao grande volume de acessos simultâneos em todo o país.
O Cadastro Único é essencial para a concessão de diversos benefícios sociais oferecidos pelo Governo Federal. Ele reúne informações sobre a composição familiar, renda, moradia e outras condições socioeconômicas dos cidadãos. “Se o cadastro não estiver atualizado, a pessoa pode perder o acesso a programas sociais importantes”, explicou Bruno Boeira, Diretor de Assistência Social de Fraiburgo.
Além da reabertura do sistema, equipes municipais realizarão visitas domiciliares para orientar as famílias e garantir a correta conciliação de dados. A ação acontecerá na sexta-feira (22), com profissionais identificados, que seguirão as diretrizes do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS).
Diante do aumento de golpes e tentativas de fraude, a Secretaria reforça que os técnicos estarão devidamente identificados e seus nomes serão divulgados previamente nos canais oficiais. “Caso alguém tenha dúvidas sobre a autenticidade da visita, poderá confirmar os dados pelos canais oficiais da prefeitura”, alertou Boeira.
Informações Rádio Fraiburgo


