Sementes misteriosas entregues no Brasil têm fungos, ácaro e possíveis plantas daninhas

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira (6) que foram encontrados fungos, ácaro e até possíveis plantas daninhas nas sementes misteriosas enviadas a moradores do país.

Desde agosto, moradores de estados brasileiros relataram estar recebendo pacotes de sementes não solicitadas. Esses produtos chegam, normalmente, junto com compras feitas pela internet.

O governo afirma que os pacotes “supostamente” foram enviados de 4 países da Ásia. Moradores de Estados Unidos e Canadá também registraram casos semelhantes. A suspeita do ministério brasileiro é de que seja uma fraude para lojas online melhorarem sua avaliação.

Segundo o Ministério da Agricultura, até o momento, foram recebidos 258 pacotes de sementes não solicitadas.

Moradores de 24 estados e o Distrito Federal já tiveram relatos do problema. Apenas Maranhão e Amazonas não tiveram relatos de casos de sementes misteriosas.

Da investigação feita pelo ministério até agora foi identificado que:

  • Sementes de 25 embalagens mostraram 3 fungos diferentes;
  • 1 pacote apresentou ácaro;
  • 4 embalagens com possibilidade de conter plantas daninhas não presentes no país;
  • 2 pacotes com a presença de bactérias.

Ainda não há a identificação de quais são essas bactérias e fungos, pois os materiais seguem em análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária, em Goiânia, referência no assunto. O Ministério da Agricultura espera terminar a avaliação das sementes em até 30 dias.

Riscos para pessoas e produção

Ministério da Agricultura afirma que trabalha em conjunto com o Ministério da Saúde para monitorar possíveis riscos das sementes para as pessoas.

Segundo o governo, não é possível afirmar que o envio de sementes seja uma ação proposital para prejudicar a agricultura brasileira, o chamado agroterrorismo. Mesmo assim, diz que existem riscos à atividade.

Créditos: G1

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×