--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

SC recebe doses da vacina de Oxford contra a Covid-19; distribuição para municípios começa na segunda

Santa Catarina recebeu as doses da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a AstraZeneca, neste domingo (25). O lote chegou durante a manhã no aeroporto de Florianópolis e a partir de segunda-feira (26) será distribuída aos municípios catarinense. Segundo o Ministério da Saúde foram enviadas 47,5 mil doses da vacina de Oxford contra a Covid-19.

Segundo o secretário de Saúde, André Motta Ribeiro, afirmou que insumos e vacinas inicialmente vão para as regionais de saúde, no mesmo esquema ocorrido na semana passada com outro imunizante contra o coronavírus. Ainda neste domingo, a carga deverá passar pelo processo de conferência, depois será catalogada e dividida as doses proporcionalmente com as demandas.

“A logística está pronta há várias semanas e o critério é o mesmo [que ocorreu na semana passada], é a fase um que não foi completada e iremos utilizar caminhão e se o tempo permitir também vamos distribuir por avião”, disse.

As doses foram importadas da Índia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que será responsável pela produção da vacina no Brasil. O lote chegou na sexta-feira (22) ao país e passou por inspeção e rotulagem antes da distribuição.

Santa Catarina recebeu as primeiras doses da CoronaVac em 18 de janeiro. Neste mesmo dia, houve uma cerimônia simbólica em que três pessoas foram imunizadas com a primeira dose em São José, na Grande Florianópolis. A vacina começou a ser distribuída e aplicada nos demais municípios na terça (19).

Ainda segundo o secretário, os dois lotes recebidos das vacinas são insuficientes para o público do primeiro grupo, que é estimada em 426.678 pessoas, segundo o plano de vacinação do governo de Santa Catarina.

“Estaremos recebendo na próxima semana mais um quantitativo da CoronaVac e esperamos que com essas três remessas a gente consiga atingir praticamente a meta da primeira fase”, explicou.

Créditos: G1 SC

Últimas Notícias