--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Saúde de SC avança na distribuição de anticorpo contra o Vírus Sincicial Respiratório

Divulgação/SESA/Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina avança na distribuição das doses do anticorpo indicado para a prevenção de formas graves de infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O medicamento é uma importante estratégia de proteção, especialmente para bebês prematuros e crianças com condições de saúde que aumentam o risco de complicações respiratórias.

O VSR é a principal causa de bronquiolite e também está associado a casos graves de pneumonia infantil, sendo responsável por um grande número de internações, principalmente durante o período de outono e inverno. A expectativa da Secretaria é iniciar a aplicação do anticorpo nas próximas semanas, antecipando a proteção das crianças antes da chegada do inverno, quando há maior circulação do vírus.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, a distribuição das doses segue um planejamento estratégico para garantir que o público prioritário seja atendido de forma adequada e segura. Em manifestação sobre o tema, o secretário destacou a importância da prevenção e do fortalecimento das ações de saúde voltadas à proteção da infância, reduzindo internações e agravamentos causados pelo VSR.

A Secretaria de Estado da Saúde reforça que a aplicação seguirá critérios técnicos e protocolos definidos pelo Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, assegurando que o anticorpo chegue às crianças que mais necessitam dessa proteção.

Com informações ASCOM SES