--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1
CAMP. SETEMBRO AMARELO

BAIXAR APP's

Sarampo: quem deve se vacinar e como será a campanha em Santa Catarina

O sarampo era uma doença erradicada no Brasil, com várias cidades sem nenhum caso registrado na última década, mas voltou com força no último ano. Somente em Santa Catarina, entre o começo de 2019 e janeiro de 2020 foram confirmados 319 casos de sarampo em 39 municípios diferentes, o que torna ainda mais importante o único meio de prevenção contra a doença: a vacina.

Nesta segunda-feira (10) começa a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, que em Santa Catarina teve a faixa etária ampliada por conta do número de casos registrados no ano passado. Em nível nacional a campanha terá como foco pessoas entre 5 e 19 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde, mas em Santa Catarina a ação abrange crianças de 6 meses até adultos com 49 anos.

A campanha vai até o dia 13 de março e o Dia D será neste sábado, 15 de fevereiro, quando as salas de vacinação ficarão abertas das 8h às 17h para atender quem não consegue ir até os postos de saúde durante a semana.

Em SC a vacina aplicada é a tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) ou a tetra viral (que soma também a proteção contra a catapora). Ambas estão disponíveis na rede pública de saúde, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC), e há estoque suficiente para toda a campanha.

Por conta de outra doença que preocupa em Santa Catarina, a rede de saúde vai aproveitar a movimentação durante a campanha contra o sarampo para reforçar, também, a importância da vacina contra a febre amarela. A ideia é que as pessoas não imunizadas aproveitem para tomar as duas vacinas de uma só vez. A cobertura vacinal contra a febre amarela está abaixo da meta em Santa Catarina e o número elevado de macacos encontrados mortos com a doença acendeu o alerta.

Quem deve tomar a vacina contra o sarampo?

Crianças dentro do calendário normal de vacinação ou qualquer pessoa que não tenha a caderneta de vacinação, não lembra ou não sabe se tomou todas as vacinas quando era criança. Nesses casos as doses serão as seguintes:

– 6 meses de vida: dose zero

– 1 ano de idade: primeira dose

– 1 ano e 3 meses: segunda dose

– até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses

– de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

Onde buscar a vacina contra o sarampo

Durante a campanha a vacina é oferecida gratuitamente em toda a rede pública de saúde e está disponível nos postos espalhados pelo Estado. Qualquer unidade de saúde que tenha uma sala de vacinação poderá aplicar a dose. Para tomar a vacina basta levar um documento com foto e, caso a pessoa tenha, a carteira de vacinação.

Confira no site da Dive-SC a lista de salas de vacinação em Santa Catarina.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença respiratória que pode causar complicações como pneumonia, e, em casos mais graves, até mesmo a morte.

Como a doença é transmitida?

A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por secreções expelidas na tosse, no espirro ou na fala. O vírus pode permanecer no ambiente por até duas horas. Uma pessoa com sarampo pode transmitir a doença para uma média de 12 a 18 pessoas que nunca tenham sido expostas ao vírus anteriormente ou que não tenham se vacinado. A única maneira de evitar o sarampo é com a vacinação.

Quais são os sintomas do sarampo?

Os principais sintomas do sarampo são: febre, tosse, coriza, aparecimento de manchas vermelhas no corpo e olhos avermelhados. Apresentando sinais e sintomas do sarampo, o serviço de saúde deve ser procurado imediatamente para que seja feito o diagnóstico e tratamento da doença.

Fonte: NSC

Últimas Notícias