Santa Catarina ultrapassa 10,1 mil casos de dengue

Em meio a preocupação com a covid-19, muitos tem esquecido que temos outra doença para se preocupar, assim como o coronavírus, a dengue também pode matar.

 

A enfermeira Karine Leôncio, uma das responsáveis pela Vigilância Epidemiológica do município de Fraiburgo, disse que os números de casos de dengue têm crescido assustadoramente em Santa Catarina. Karine lembra que, mesmo com o frio do inverno, a população deverá manter os cuidados básicos de prevenção à doença.

 

Karine Lêoncio, Enfermeira da Secretária de Saúde de Fraiburgo

 

A enfermeira lembra que os focos encontrados até o mês de abril, foram todos eliminados, porém é necessário que a população se conscientize que a doença é grave e os cuidados de enfrentamento deverão ser mantidos, e diante de qualquer sintoma a pessoa deverá procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

 

Karine Lêoncio, Enfermeira da Secretária de Saúde de Fraiburgo

Karine finaliza revelando que já teve registro de fraiburguense acometido pela dengue, porém, segundo ela, nenhum dos casos a contaminação aconteceu no próprio município.

 

Karine Lêoncio, Enfermeira da Secretária de Saúde de Fraiburgo

 

Prevenção/Proteção

  • Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
  • Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Cuidados

  • Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
  • Não tome qualquer medicamento por conta própria.
  • Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.

Informação

  • Utilize informações dos sites institucionais, como o do Ministério da Saúde e das secretarias estaduais e municiais de saúde.
  • Se deseja engravidar: busque orientação com um profissional de saúde e tire todas as dúvidas para avaliar sua decisão.
  • Se não deseja engravidar: busque orientação médica sobre métodos contraceptivos.

 

 


Uma produção do departamento de jornalismo da Rádio Fraiburgo
Repórteres: Alan Moreira/ Genauro Stefanski/ Flávio Furtado

MAIS NOTÍCIAS
COMENTÁRIOS
Carregando...
×