--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Santa Catarina é destaque na geração de empregos para pessoas em situação de vulnerabilidade

CAMPANHA MAIO LARANJA
CAMPANHA DENGUE 95.1
Reprodução/Roberta Aline/MDS

Santa Catarina ficou em terceiro lugar no ranking nacional dos estados que mais geram empregos para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que reúne dados de famílias em situação de vulnerabilidade social. O reconhecimento foi anunciado durante o Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica, na categoria Inserção no Mercado de Trabalho.

A premiação destaca iniciativas de estados, municípios e empresas que promovem renda, qualificação profissional e empreendedorismo para quem mais precisa. Foram avaliados critérios como o número de vagas criadas, a taxa de empregabilidade e a qualidade das ações de capacitação.

Segundo Sabrina Gomes Cerva, gerente da Secretaria de Assistência Social de Santa Catarina, o estado tem trabalhado para transformar a vida das pessoas por meio do emprego. “O CadÚnico é um mapa da população vulnerável, e o Estado está comprometido em mudar essa realidade com oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou.

Além do estado, o município de Sombrio também foi reconhecido nacionalmente como um dos 15 que mais ofereceram empregos a pessoas do CadÚnico entre 2023 e 2024. Foi o único município catarinense premiado.

A prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, destacou que o reconhecimento é resultado de parcerias e de ações como cursos de capacitação, encaminhamento ao mercado e incentivo ao empreendedorismo. “Estamos no caminho certo, priorizando quem mais precisa”, disse.

O prêmio faz parte do programa Acredita no Primeiro Passo e valoriza boas práticas que ajudam a reduzir desigualdades sociais no Brasil.

Com informações Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família/Prefeitura de Sombrio