--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

BAIXAR APP's

Nenhum banner encontrado

Rios passam por definição de enquadramento de qualidade nesta semana

Há pelo menos um ano, o Plano de Recursos Hídricos Canoas-Pelotas (PRH Canoas-Pelotas) vem sendo preparado. As etapas de pesquisa, identificação, consultas públicas e fóruns de debates foram parcialmente concluídos. Nesta semana, as regiões de Lages, Curitibanos e Campos Novos determinam a definição de enquadramento dos afluentes que fazem parte das bacias dos rios Canoas e Pelotas. Os eventos são organizados pela HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada para a execução do PRH Canoas-Pelotas.

Os rios avaliados, são os mesmos que abastecem a população, operam indústrias e promovem o crescimento do agronegócio. São aqueles que cortam chácaras, fazendas e terrenos na área urbana. “No mês de outubro, promovemos fóruns e oficinas para entregar à comunidade o resultado dos nossos estudos, principalmente referente ao aspecto técnico. Em alguns municípios como Lages, Urubici e Fraiburgo, os dados apontaram para rios com qualidade preocupante, enquanto outros como Bom Jardim da Serra, Urupema e Painel, apontaram potencial para enquadramento em qualidade melhor”, afirma o diretor da HRA Engenharia e Meio Ambiente, e Coordenador do PRH Canoas-Pelotas, Engenheiro Hidrólogo Victor Padilha.

Mas o que vai determinar esse enquadramento, é a junção dos dados levantados com a discussão da comunidade nas oficinas em andamento. “Os rios mostrados com uma qualidade inferior, receberam controvérsias da população e isso é importante para a definição. Por meio dos dados obtidos e das informações de quem convive com aqueles afluentes todos os dias, poderemos chegar num consenso e definir qual o enquadramento adequado pensando nas restrições correlacionadas, definindo quais atividades poderão funcionar e como poderão utilizar o recurso hídrico naquela região”.

Os eventos acontecem nos seguintes locais:
07/11 – Curitibanos – 14h – Câmara de Vereadores de Curitibanos
09/11 – Lages – 14h – UDESC Lages
14/11 – Campos Novos – 14h – UNOESC Campos Novos

A entrada é gratuita e a programação tem duração prevista para todo o período vespertino, encerrando com um coffee break.

Sobre o Plano de Recursos Hídricos:

O Plano de Recursos Hídricos (PRH) dos Rios Canoas e afluentes catarinenses do Rio Pelotas, é uma execução da HRA Engenharia e Meio Ambiente, empresa contratada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde de Santa Catarina (SEMAE/SC) com supervisão do Comitê de Bacias Hidrográficas (CBH Canoas-Pelotas) e do Grupo de Acompanhamento do Plano (GAP).

Últimas Notícias