--:--
--:--
  • cover
    Rádio Fraiburgo 95.1

Reta Final do Brasileirão, Botafogo e Palmeiras disputam o título

Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Faltando 12 rodadas (ou mais, para alguns clubes) para o fim do Brasileirão, é prematuro descartar equipes como Fortaleza ou Flamengo da disputa pelo título.

A história mostra que o campeonato é repleto de reviravoltas nas rodadas finais, como vimos com o São Paulo em 2008, o Flamengo em 2009 e o Palmeiras no ano passado. No entanto, é importante considerar o cenário atual, que coloca Botafogo e Palmeiras como os principais candidatos ao título. São dois clubes em momentos distintos: o Botafogo ainda em fase de reconstrução após se tornar uma SAF, enquanto o Palmeiras tem um projeto consolidado, um dividido entre o Brasileirão e outra competição, e o outro totalmente focado no torneio nacional, um superando frustrações recentes, e o outro amparado por um histórico de alta competitividade.

O Botafogo vive seu melhor momento no ano e, se o campeonato terminasse hoje, seria um campeão merecido. O time combina uma sólida defesa com uma forte dupla de zaga, Gregore e um ataque criativo de Thiago Almada, Luiz Henrique e Igor Jesus. A equipe sabe construir jogadas com volantes e meias entrosados, mas também é agressiva e objetiva. Além disso, reforçou as laterais com a chegada de Alex Telles, jogador de seleção brasileira.

Já o Palmeiras é uma máquina de títulos, com uma força mental inigualável no Brasil. Sob o comando de Abel Ferreira, o time joga com fluidez e automatismo. Após a eliminação na Libertadores, o Palmeiras respondeu com quatro vitórias consecutivas no Brasileirão, marcando 14 gols e sofrendo apenas um.

Taça do Brasileirão — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A tabela reserva um caminho parecido para ambos os times até o final do campeonato, com pequenas diferenças. O Botafogo enfrentará sete times da parte inferior da tabela, enquanto o Palmeiras jogará contra seis. O Alvinegro terá dois clássicos, o Alviverde apenas um. A soma das posições dos 12 últimos adversários sugere que o Botafogo enfrentará equipes com média de posição entre o 11º e 12º lugar, enquanto o Palmeiras enfrentará times entre o 10º e 11º lugar.

As próximas rodadas podem ser decisivas para o Botafogo aumentar sua vantagem na liderança, enfrentando times como Fluminense, Grêmio, Athletico, Criciúma e Bragantino, enquanto o Palmeiras tem pela frente Vasco, Atlético-MG, Bragantino, Juventude e Fortaleza. Embora as diferenças não sejam significativas, dois fatores podem favorecer o Palmeiras, primeiro, a dedicação exclusiva ao Brasileirão, enquanto o Botafogo se divide com a Libertadores, segundo, o confronto direto entre as equipes na 36ª rodada, em que o Palmeiras pode assumir a liderança se vencer o Botafogo.

Por fim, o Palmeiras, com três pontos de desvantagem e uma vitória a mais dos cariocas, tem um saldo de gols favorável. Portanto, uma vitória neste confronto direto pode ser decisiva para a definição do campeão.

Últimas Notícias